PCdoB se consolida como alternativa para o povo de São Bernardo
Com a presença de aproximadamente 120 pessoas, entre militantes, filiados e amigos, foi realizada a Conferência Municipal do PCdoB de São Bernardo, na manhã do dia 21 de outubro (domingo), no plenário da Câmara dos Vereadores.
Publicado 23/10/2007 13:21
A conferência dividiu-se em duas etapas. Primeiramente, foram discutidos diversos temas de organização partidária e dos novos rumos a serem tomados na realidade municipal.
O tema predominante referiu-se à eleição do ano que vem e à determinação de participar ativamente das eleições majoritárias, inclusive, nos municípios que contam com dois turnos. Em São Bernardo, esse assunto ainda será discutido.
O encontro já significa um fortalecimento do PCdoB de São Bernardo com a filiação de cem novos camaradas, inclusive o recém-ingresso nas fileiras comunistas, o vereador José Walter Tavares. Em seu quarto mandato, o vereador afirmou que já era hora de partir para um projeto mais ousado e com a cara de São Bernardo, porque este importante pólo operário pode apresentar reflexos em todo o país.
Tavares já entra para a história como o primeiro vereador comunista de São Bernardo e se coloca a serviço do fortalecimento do PCdoB e das lutas sociais no município. Assim, o PCdoB pisa firme no solo sambernardense para crescer e ajudar o povo a superar as mazelas e construir uma vida melhor.
Esteve presente também o deputado estadual pelo PPS, Alex Manente, prestando solidariedade ao PCdoB e defendendo uma aliança com o partido para as eleições municipais de 2008. O deputado considera que o PCdoB deve indicar o vice na chapa alternativa. Ele lembrou que as conversas têm avançado e são políticas e programáticas, sem envolver questões financeiras e outros interesses que não os dos cidadãos de São Bernardo.
Um militante questionou a possível aliança com um partido que faz parte da oposição ao governo Lula, que o PCdoB apóia e faz parte. A resposta foi de que, no âmbito municipal, os partidos podem andar juntos já que seus integrantes comungam de interesses comuns, como o de tirar a cidade da apatia da atual administração. Foi esclarecido, no entanto, que isso será resolvido no ano que vem, em momento oportuno.
Por enquanto seguem as conversas e articulações para a construção de uma alternativa viável nas eleições e para haver uma administração realmente de cunho popular em São Bernardo.
No importante pólo operário do ABC paulista, o PCdoB cresce, comprovando o estágio da luta social no país e avançando rumo a uma sociedade mais democrática, livre e soberana.
O PCdoB lutará para construir um programa para a cidade com vistas à melhoria da vida do povo, na educação, saúde, transporte, moradia, cultura, lazer e criação de empregos.
Ao final da conferência, foi eleita uma nova direção municipal. Ela será responsável por encaminhar as discussões internas para o fortalecimento do partido em São Bernardo, a política de alianças para a eleição municipal do ano que vem, bem como as definições acerca da chapa completa de vereadores que disputará vagas na Câmara Municipal..
De São Bernardo do Campo,
Marcos Aurélio Ruy