Unidade marca gestão da deputada Perpétua
A deputada Perpétua Almeida (PCdoB) transmite o cargo de coordenadora da Bancada Federal do Acre hoje, dia 24, em Brasília, comemorando sucessivas marcas em sua gestão. A principal delas explica diretamente a união dos 11 representantes acreanos no Con
Publicado 23/10/2007 21:52 | Editado 04/03/2020 16:10
A informação é confirmada nos relatórios analíticos da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável (Seplands), que é produzido com base em informações da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Sistema Integrado Administração Financeira (Siaf).
Dentre os nove estados do Norte, o Acre se mantém, desde 2002, em primeiro lugar no ranking das transferências per capta, seguindo o critério de destinação de verbas de acordo com a população de cada cidade aferida pelo IBGE. A bancada do Pará, pelo maior número de parlamentares dentre os estados da Amazônia, amargou a última colocação no ano passado.
Já o histórico de emendas de bancadas aprovadas, empenhadas e liberadas junto ao Orçamento-Geral da União (OGU) aponta um novo recorde na execução orçamentária de 2007 atribuído ao esforço conjunto dos deputados e senadores acreanos: os dados fechados nos 10 meses deste ano indicam que a relação entre valor pago e empenhado já é de 75% – mesmo percentual registrado durante todo o exercício do ano passado.
“Hoje, é gratificante se apresentar como parlamentar do Acre em qualquer ministério”, disse Perpétua, lembrando que o respeito conquistado pelo estado deve-se, também, ao espaço de poder conquistado pela ministra Marina Silva e o senador Tião Viana. “Continuo apostando nesta unidade. É difícil conciliar a agenda dos deputados, mas me sinto satisfeita com a dedicação de todos em acompanhar as conversas nos ministérios para a liberação verbas e resolver os problemas do nosso Estado”, concluiu a deputada.
Avaliação positiva
“Quando se é democrático, sempre é possível alcançar o sucesso. A deputada ouviu a todos e buscou sempre decisões consensuais”, destacou o deputado Flaviano Melo. O senador Siba Machado elogiou a alternância na coordenação da bancada entre membros do Senado e da Câmara. “Considero um momento muito rico este proporcionado pela unidade entre nossos políticos. Tiramos critérios muito proveitosos para definir a distribuição justa dos recursos. Qualquer que seja o novo coordenador, ele terá, com certeza, um ambiente favorável para dar continuidade ao trabalho da deputada Perpétua, a quem felicito pela sua experiência, dedicação e amor ao Acre”, disse o senador.
“O esforço pessoal da nossa coordenadora deve ser lembrado. Isto ajudou muito a superar algumas situações adversas”, opinou o deputado Sérgio Petecão, para quem Perpétua Almeida cumpriu o seu papel. “Foi uma gestão exitosa, positiva e dinâmica no empenho e na liberação dos recursos”, concordou o deputado Nilson Mourão. “A busca pelo interesse coletivo me impressionou. Como novato na bancada, e mesmo não sendo da base aliada ao governo, reconheço que o tratamento igual aos prefeitos foi uma grande marca desta gestão”, afirmou o deputado Ilderley Cordeiro. O também novato Gladson Cameli entende que sua cidade natal, Cruzeiro do Sul, foi contemplada com o mesmo critério de justiça e igualdade dos demais municípios. “Me sinto satisfeito”, disse Cameli.
Conquistas recentes
Entre as conquistas mais recentes para o estado está a reunião da Bancada com o Presidente da Rico, Senhor Átila Yurtsever, para discutir a ampliação dos vôos regulares para os municípios de Tarauacá e Feijó. Conjuntamente, foi solicitado ao governador que o ICMS do combustível sofresse uma redução.
Com o Incra, foram realizadas reuniões no sentido de ajudar o referido órgão nas ações de compra e ou desapropriação de terras no estado do Acre. Já com a Suframa, juntamente com os coordenadores das demais bancadas da Região Norte, foi realizada pressão para aprovação e liberação de crédito suplementar no valor de R$ 10 milhões destinados a projetos dos municípios e do Governo do Estado. Também houve almoço da bancada com a direção da FIEAC para discutir o desenvolvimento do Estado e ações da Federação.
O diálogo com as Forças Armadas se deu por meio de café da manhã da bancada com representantes do Exército para discutir ações em conjunto para o desenvolvimento do estado.
Em relação à ANAC, houve a assinatura do termo de conduta entre a agência e a Secretaria de Saúde do Acre, obrigando a Gol Linhas Aéreas a adaptar-se até o fim deste mês para o transporte, entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco, de pacientes cobertos pelo TFD e medicamentos. Por fim, foram realizadas audiências nos ministérios do Esporte, da Defesa, do Turismo, da Pesca, do Trabalho, além da presidência da FUNASA e daSecretaria das Relações Institucionais para liberação das emendas do Orçamento 2006.
De Rio Branco,
Assem Neto