Bahia lança frente parlamentar de solidariedade à Cuba
O núcleo baiano da frente parlamentar de solidariedade à Cuba será lançado na próxima segunda-feira, 5/11, às 9h, no auditório do Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador, na Praça Municipal. O ato político contará com a presença do embaix
Publicado 02/11/2007 21:15 | Editado 04/03/2020 16:21
O evento está sendo promovido pela Câmara de Vereadores de Salvador, em parceira com a Fundação José Marti e os mandatos dos deputados Daniel Almeida, Álvaro Gomes e do vereador Everaldo Augusto, todos do PCdoB. Em sua visita à Bahia, o embaixador será recebido pelo presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo. Na manhã da terça-feira, (06/10), Nuñez Mosquera participa de um debate na Universidade Federal da Bahia.
ONU pede fim do embargo
No último dia 30 de outubro, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução pedindo o fim do embargo econômico e financeiro imposto pelos EUA à Cuba desde 1962. O documento foi aprovado por 184 dos 189 países que compõem a ONU. Apenas os Estados Unidos, Israel, Palau e Ilhas Marshall votaram contra a resolução e a Micronésia se absteve da votação.
Esta é a 16ª vez que a Assembléia da ONU pede que os EUA tomem as medidas necessárias para revogar o embargo ou torná-lo sem efeito. O órgão reiterou mais uma vez, que este tipo de sanção é contrário à ''Carta das Nações Unidas e ao direito internacional que reafirma, entre outros itens, a liberdade de comércio e navegação''.
Uma semana antes, representantes de movimentos sociais diversos países da América participaram do 5º Encontro Continental de Solidariedade a Cuba, que aconteceu entre os dias 26 e 28 de outubro na cidade de Quito, no Equador. O evento reuniu cerca de dez mil pessoas para discutir o fortalecimento das ações contra o bloqueio, a luta pela libertação dos cinco heróis cubanos presos nos EUA, além da integração latino-americana e o movimento de solidariedade com Cuba.
De Salvador,
Eliane Costa