PCdoB faz Conferência em clima de crescimento

PCdoB – Maranhão intensifica a preparação de sua maior Conferência Estadual. Mais de 400 delegados chegarão a São Luís para participar da atividade

A X Conferência Estadual do Partido Comunista do Brasil vai superar as anteriores em importância política e número de participantes. É o que prevê a direção partidária diante do balanço político da atual gestão e do número de participantes nas conferências municipais, que elegeram mais de 400 delegados para a estadual.



A Conferência será realizada nos dias 10 e 11 no espaço Real Promoções, no Turu. Ainda no dia 10, logo após a abertura, será realizado um ato político para o qual estão sendo convidadas lideranças de diversos partidos do campo democrático e popular, parlamentares, prefeitos e o Governador em exercício, pastor Luís Carlos Porto. No dia 11, logo após o regresso a São Luís, o Governador Jackson Lago visitará a Conferência comunista.



Os comunistas maranhenses comemoram os resultados alcançados nos últimos anos. O partido saltou de 60 diretórios, em 2005, para 146 agora em 2007, perfazendo um crescimento de 143% em dois anos. Outro dado importante foi a realização de 100 conferências municipais com mais de 4500 participantes na base agora em 2007. Em 2005 foram realizadas 50 conferências que mobilizaram 2401 militantes. A aquisição da carteira de militante comunista também aumentou consideravelmente no período.



A conquista do mandato de deputado federal com a eleição de Flávio Dino, na avaliação do partido, “teve um grande significado político, orgânico e ideológico colocando o partido num outro patamar”.  A direção partidária destaca no documento político que será apresentado à Conferência que “ a abertura do partido, enquanto exigência da disputa política concreta atual e do processo de acumulação de força estratégica, e a vitória eleitoral em 2006 inauguram um novo ciclo partidário, aumentando o prestígio e a influência dos comunistas”.



Novas conquistas – Um dos objetivos da X Conferência Estadual é preparar o partido para a disputa eleitoral de 2008. O presidente estadual do PCdoB, Gérson Pinheiro, diz que a tática mais afirmativa e ousada do partido motiva o lançamento de candidaturas em importantes cidades do Estado. Ele destaca a possibilidade de conquista da Prefeitura de São Luís com a candidatura do deputado Flávio Dino.