Encontro Estadual da UBM Bahia acontece no dia 15
A União Brasileira de Mulheres (UBM) realiza encontro estadual nesta quinta-feira (15/11), a partir das 9h, no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, em Salvador. Na pauta, o impacto do neoliberalismo na situação da mulher brasileira e a eleição d
Publicado 14/11/2007 19:34 | Editado 04/03/2020 16:21
A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) e a integrante da coordenação nacional do Fórum de Mulheres do PCdoB e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, Julieta Palmeira, estão previstas para expor sobre a participação da mulher nos espaços de poder e o impacto do neoliberalismo sobre as mulheres, temas do congresso nacional. Lídia Rodrigues mostrará ainda, a experiência da UBM em Vitória da Conquista, município onde a entidade está fortemente organizada e realizou uma grande encontro municipal preparatório do congresso.
Com a presença de mulheres de várias regiões do estado, o encontro servirá também para abrir as discussões para o Congresso Estadual da UBM, previsto para o início do próximo ano.
A UBM é uma entidade nacional que congrega mulheres na luta contra a discriminação de gênero, racial, religiosa ou de qualquer natureza. Na Bahia, está organizada em vários municípios entre eles Salvador, Jequié, Alagoinhas, Itabuna e Vitória da Conquista.
Atualmente a UBM conta com núcleos em 20 estados do país. Sua atuação visa defender os direitos e reivindicações das mulheres e sua emancipação política, econômica e social. Trabalha pela união e participação feminina e na luta pela soberania nacional, pelos direitos sociais, por um Brasil cidadão e de igualdade social e de gênero, livre de toda opressão e exploração.
Congresso Nacional
Marcado para o período de 22 a 25 de novembro, em Luiziânia, Goiás, o 7º Congresso Nacional da UBM vai reunir mulheres de todo o país. A conferência de abertura abordará a conjuntura política: impactos do neoliberalismo na vida das mulheres. No dia 23, serão debatidos a participação política da mulher e o poder, além da mulher e o mundo do trabalho.
Dia 24 será a vez de discutir a UBM: concepção, estruturação e fortalecimento. Acontecem também neste dia as mesas temáticas sobre saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos, imagem social da mulher e a democratização da mídia, violência de gênero, educação e gênero, além de justiça ambiental e social com abordagem de gênero. A plenária final e a eleição da nova diretoria da entidade ocorrem no dia 25.
De Salvador,
Eliane Costa