Polícia Federal retira estudantes da reitoria da UFBA

A Polícia Federal pôs fim à ocupação de 46 dias da reitoria da Universidade Federal da Bahia. Às 6h da manhã desta quinta-feira, a PF desocupou o prédio cumprindo um mandado de reintegração de posse.

Na ação da PF, foram utilizadas bombas de efeito moral que deixaram cerca de 20 estudantes feridos. Quatro estudantes foram presos entre eles o presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFBA, Gabriel Oliveira. Eles foram encaminhados à sede da Polícia Federal, onde prestaram depoimento, foram fichados e depois liberados.


Em entrevista coletiva, o delegado Rodrigo Bastos, que coordenou a ação, alegou que a PF estava cumprindo uma decisão judicial. 


O reitor Naomar de Almeida Filho considerou a ação da Polícia Federal um processo normal. ''Se houve esse desfecho, é responsabilidade dos estudantes. A juíza já havia mandado oficiais de justiça solicitando uma saída pacífica, mas eles se negaram a sair'', disse Naomar. De acordo o reitor,  a reitegração de posse foi a única solução porque ''o patrimônio público e o funcionamento normal da universidade estavam ameaçados''.


 


Da reação local.


Fonte: jonral A Tarde