RS: PCdoB comemora crescimento em Conferência Estadual
Comemorando crescimento, o PCdoB encerrou neste domingo (18) a 14ª Conferência Estadual com a eleição da nova direção do Comitê Estadual. Os mais de 350 delegados de todo o Estado debateram o projeto eleitoral para 2008, reafirmaram o nome da dep
Publicado 20/11/2007 03:43
No sábado, um ato político reuniu lideranças como a deputada federal Manuela D'Avila, o deputado estadual Raul Carrion, o presidente estadual do PT, Olívio Dutra, o secretário de Organização do PCdoB,Walter Sorrentino, Francisco Bragança, do PTB, André Costa, além de representantes do PDT, UBM, Conam, Unegro, UNE, UBES e UJS.
Eleições
Entre as resoluções tomadas durante a conferência está a disposição do PCdoB de ser protagonista no campo eleitoral. No país, o partido deverá ter candidaturas próprias em mais de 400 municípios e em 17 capitais, inclusive em Porto Alegre. Estão entre as prioridades da direção estadual a costura de alianças para a candidatura na capital e em cidades como Caxias do Sul, Pelotas, Ijuí, Santa Maria e Passo Fundo.
O crescimento do PCdoB, que atingiu a marca histórica de 210 mil filiados no Brasil e tomou o posto de segundo partido da base do Governo Lula que mais cresce, foi destacado por Walter Sorrentino, do Comitê Central do partido. “O PCdoB floresce, vive um ciclo virtuoso, um momento privilegiado e Porto Alegre é exemplo disso”, destacou ao referir-se ao nome de Manuela para a disputa pela prefeitura da capital. “Porto Alegre está entre as prioridades do PCdoB ao lado do Rio de Janeiro e de São Paulo.”
Novo comitê
A composição do novo comitê inclui nomes recém-chegados para reforçar a sigla, como Valmir Batista, ex- presidente da OAB/RS e ex-candidato ao Senado pelo PDT, a vereadora Maristela Maffei, o prefeito de Vista Gaúcha, Valdecir Canssi, e Fátima Ali, presidente da Associação Palestina de Porto Alegre.
Batista lembrou que sua ideologia e trajetória sempre estiveram ligadas ao PCdoB e após a disputa pelo Senado, filiar-se ao partido foi um 'caminho natural'. “Não me sinto um estranho, é um partido no qual posso defender minhas idéias sem constrangimentos. Quero ser aqui uma força nova, ser militante para ajudar a organizar o partido no Estado e no País”, disse. E acrescentou: “é um partido que cresce e o único capaz de levar o Brasil a conquistar ideais como uma sociedade com mais justiça social.”
O PCdoB elegeu ao todo 59 nomes para o diretório estadual, com mandato de dois anos.