Sem categoria

Cuba prepara segunda fase das eleições

Aa propostas de candidatos com vista às eleições dos deputados às Assembléias Estaduais e ao Parlamento, estão prontas e serão apresentadas às novas Câmaras Municipais, que fará a postulação em 2 de dezembro próximo. Por María Julia Mayoral, para o Gr

Tudo isso foi confirmado ao jornal Granma pela presidente da Comissão de Candidaturas Nacional — CCN —, Amarilys Pérez Santana. “A Comissão Nacional, as 14 comissões provinciais e as 169 municipais trabalhamos com muito zelo e rigor na eleição dos candidatos feita de entre mais de 55 mil cidadãos”, disse.



Enfatizou que o processo e análise foram muito difíceis, pois foi necessário escolher entre milhares de homens e mulheres com capacidade provada, prestígio e ótimos resultados em diversos âmbitos da vida. “Contudo, estamos tranqüilos porque fizemos a eleição bem fundamentada, a partir de um intenso processo de consulta popular”.



“Para nós seria tamanho sucesso que as Câmaras Municipais não reprovassem nenhum dos candidatos, porém, estas, compostas pelos vereadores recém-eleitos pelo povo, têm plena faculdade — reconhecida pela Lei — para rejeitar um ou todos os candidatos. Em face disso, temos em reserva outras propostas”.



“Embora digamos que as propostas estão prontas, continuamos pedindo opiniões sobre sua composição”, manifestou a também dirigente do movimento operário, presidente da CCN em representação da Central dos Trabalhadores de Cuba. “As atuais consultas se fazem um a um dos prefeitos, de maneira individual, para que expressem nova e livremente qualquer opinião à Comissão de Candidaturas de seu município”, disse.



Outros membros da CCN, como Alberto Marchante e Héctor Raúl Fajardo, acrescentaram que já foram impressas as biografias dos candidatos para facilitar a qualidade das consultas. As Comissões de Candidatura devem continuar fornecendo aos vereadores a maior quantidade de informação possível, a fim de que se pronunciem cabalmente tanto nas entrevistas individuais quanto nas sessões extraordinárias das Assembléias, em 2 de dezembro, quando exercerão o direito de postular os candidatos a deputados das Assembléias Estaduais e do Parlamento por seu município.



Em todos os territórios, até 50% dos candidatos que serão nomeados em ambos os casos serão membros da Câmara Municipal. Por sua composição, as propostas de candidatos garantem o cumprimento desse princípio estabelecido pela Lei Eleitoral.