Sem categoria

EUA prendem 100 mexicanos em nova operação antiimigrante

A nova operação contra imigrantes desenvolvida pelos Estados Unidos sob o nome de Tolerância Zero levou já 100 mexicanos aos cárceres, que estão à espera de sentenças dos tribunais, informou na sexta-feira (23) a agência Prensa Latina.

O braço executor é a Patrulha Fronteiriça e o programa é implementado na fronteira entre Laredo, Texas e o território mexicano, como tinha sido oficialmente anunciado há apenas 20 dias.



Consiste em substituir as deportações para seu país de origem dos mexicanos capturados nessa zona tentando atravessar a linha fronteiriça pelo envio a cárceres federais estadunidenses longe para esperar condenações de prisão e altas multas.



Essa realidade, que constitui uma intensificação da política repressiva de Washington contra aqueles que vão à procura de emprego para o território norte-americano, foi condenada por alguns dos assistentes ao recente Parlamento de Líderes Migrantes do México.



Ali foi qualificada como mais uma violação dos direitos humanos pela arbitrariedade que significa mantê-los em centros de reclusão durante tempo indeterminado e sem possibilidades de retorno a sua nação.



A própria Patrulha Fronteiriça estadunidense confirmou a imprensa local que se eleva a cem o número de mexicanos já encarcerados e acusados de um delito federal ao tentarem entrar ilegalmente nos Estados Unidos.



Outra das realidades denunciadas pelos imigrantes é que estas operações punitivas, alçem da colocação de barreiras de todo tipo em diversos lugares da fronteira, leva os emigrados a tentar atravessar lugares mais arriscados.



Até o momento, desde 1986, 10 mil mexicanos morreram de fome, sede ou por repressão, em zonas desérticas e montanhosas, inclusive crianças e mulheres.