Tânia Soares destaca o combate à violência praticada contra mulheres
A deputada estadual Tânia Soares (PCdoB) lembrou durante a sessão desta quinta-feira (29), na Assembléia Legislativa, que o Brasil e a América Latina vivem o período dos 16 dias de ativismo contra a violência de gênero, especificamente as mulheres. Dur
Publicado 29/11/2007 19:21 | Editado 04/03/2020 17:20
Para a parlamentar, este tema deve ser encarado também como uma questão de saúde e estes dias de campanha são importantes para que ''a sociedade tome conhecimento desse problema que atinge um terço das mulheres na América Latina e corresponde também 5% do total dos problemas de saúde das mulheres com idades entre 15 e 44 anos nos países em desenvolvimento”, informou Tânia Soares.
Os 16 dias de ativismo para combater a violência praticada contra mulheres acontecem desde a década de 1990 em várias partes do mundo, onde órgãos governamentais, ong’s e outras entidades de classe se organizam em torno do assunto. Nesse sentido, a deputada Tânia Soares defende uma maior participação da sociedade sergipana para que os órgãos competentes tenham condições de efetivar políticas públicas de maior alcance.
A deputada lembra ainda que no início do atual mandato apresentou indicação ao Executivo sobre as delegacias que tratam diretamente da questão da violência contra a mulher. “Queremos que se torne uma política de governo, não só na capital, mas também no interior do Estado”, justificou. Ela também mencionou uma lei de sua autoria, criada na época em que esteve no mandato de deputada federal, obrigando os hospitais a informarem às autoridades sobre casos de mulheres que dão entrada em conseqüência de violência doméstica.