Plenária lança Movimento Pró-Central Classista e Democrática

A última quarta-feira (28) vai ficar para a história do movimento sindical pernambucano. Militantes e dirigentes sin

Diversas categorias estiveram presentes, entre elas, os papeleiros, metroviários, professores, servidores públicos, metalúrgicos e bancários – representando os trabalhadores urbanos-, além de membros dos sindicatos rurais de Petrolina, Barreiros, Palmares, Tamandaré, Nazaré da Mata e Vicência – pelos trabalhadores rurais.


 


O objetivo da plenária foi aprofundar o debate sobre a criação da nova central sindical: a Central dos Trabalhadores do Brasil – CTB, e discutir seus motivos, conceitos e idéias que fundamentam o pensamento político de sua criação.


 


De acordo com João Batista Lemos, coordenador nacional da CSC(Corrente Sindical Classista), a CTB vai atuar com a CUT (Central Única dos Trabalhadores). “Queremos construir uma unidade maior em torno das reivindicações comuns dos trabalhadores”, disse.


 


Na ocasião, além da preparação da delegação a Brasília para participar da Marcha da Classe Trabalhadora, marcada para o próximo dia 5 de dezembro – que vai reivindicar a implantação da redução da jornada de trabalho sem redução de salários – também foi colocado em pauta a reorganização da Coordenação dos Movimentos Sociais (CSC) em Pernambuco e a luta contra a decisão da Câmara dos Deputados de acabar com a contribuição sindical compulsória.


 


Dentre outras lideranças sindicais do país, o atual Secretário de Assalariados da FETAPE e ex-presidente desta Entidade – José Rodrigues – marcou presença na atividade.


 


A Coordenação em Pernambuco do “Movimento Pró-Central Classista e democrática” é composta por Bismarck Medeiros (Secretário Estadual Sindical do PSB), Valéria Silva (Secretária Sindical Estadual do PCdoB), José Inocêncio (presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco) e Moacir Paulino (Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco).