Sem categoria

Saramago se recupera de mal respiratório e volta a escrever

O escritor português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura em 1998, voltou a escrever o romance A Viagem do Elefante, anunciou neste sábado (1) o jornal Expresso. O autor também se recuperou de uma doença respiratória.

Segundo a publicação, a mulher do escritor, Pilar del Río, disse que a doença foi detectada no último dia 16, aniversário do romancista, e quando ele teve “febre alta”. Na última segunda-feira, porém, o autor voltou a trabalhar em casa.


 


O jornal também afirma que Saramago precisará de um período de repouso de dois meses em sua casa na ilha de Lanzarote, na Espanha. Pilar del Río negou que Saramago esteja com pneumonia. Disse apenas que o escritor passa por tratamento por causa de “uma bronquite muito forte”.


 


Durante sua recuperação, Saramago será assistido por um fisioterapeuta, já que ainda se locomove em cadeira de rodas, acrescentou del Río. A última apresentação doe scritor foi em Lanzarote, na inauguração, na Fundação César Manique, de uma exposição dedicada à sua obra.


 


Apesar da recuperação, Saramago cancelou, por indicação médica – e dada a sua idade, 85 anos recém-completados -, a agenda até final do ano. “Ele já tem 85 anos e milhões de horas de vôo”, assinalou a amiga e assessora de imprensa Esmeralda Cardoso e Silva, apontando aquelas que acredita serem as razoes para o estado fragilizado do escritor de Memorial do Convento.