Sem categoria

Ucrânia: parlamento rejeita cargo de premiê a 'Laranja'

O parlamento ucraniano votou mais uma vez contra Iúlia Timochenko, uma das líderes da “revolução” laranja de 2004, que postulava o cargo de premiê do país.

Iúlia recebeu 225 votos em duas votações nesta terça-feira (11), um a menos que o número necessário para que seu nome fosse aprovado pela Vierkhovna Rada (Conselho Supremo em ucraniano), composta por 450 deputados.



Aliados de Iúlia culparam o sistema de votação eletrônica pela derrota, insistindo que todos os deputados da coalizão, da qual faz parte o bloco de Iúlia e o partido Nossa Ucrânia, de Viktor Iuchtchenko, o presidente, teriam votado nela.



A coalizão tem 227 deputados no parlamento. “O sistema não funciona”, bradou Oleg Bilorus, do bloco, ao canal de televisão da Vierkhovna Rada.



Volodymir Silenko, outro membro do partido, lamentou: “Não foram os deputados que funcionaram mal, foi a máquina. Ela foi programada para chega a 225 votos”.



A coalizão entre os dois aliados da “revolução laranja” foi refeita após as eleições parlamentares de setembro, mas ainda restou alguma animosidade entre os dois grupos, formados em 2004.



Iúlia tornou-se a premiê depois da vitória de Iuchtchenko nas eleições refeitas em dezembro de 2004. Os dois se desentenderam logo em seguida e Iúlia deixou o governo.