Sem categoria

Europa 'não compreende' a África, diz presidente do Zimbábue

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, disse que existe uma “grande incompreensão” dos países-membros da União Européia (UE) em relação à África e ao seu país, dizendo que muita gente do seu povo “morreu lutando pela democracia”. As declarações de Rober

Na sua intervenção, o chefe de Estado zimbabueano procurou responder às críticas de que na véspera foi alvo da parte de chefes de Estado e de Governo europeus.


 


“Há uma grande incompreensão em relação a África e ao Zimbábue. Fala-se aqui na Europa em direitos fundamentais e democracia, mas se esquece que houve gente do meu povo que morreu lutando pela democracia e pela independência nacional”, afirmou.


 


Segundo Mugabe, neste momento no Zimbábue tem um regime de “um eleitor e um voto”. “O Zimbábue está sofrendo com adversidades econômicas e precisa da ajuda comunidade internacional”.


 


Mugabe citou ainda ao desacordo explícito existente entre o Reino Unido e o Zimbábue. “É um problema sobre a propriedade da terra que está sendo resolvido”, disse o chefe de Estado zimbabueano.


 


Na organização da cúpula, assumiu relevo o braço-de-ferro entre o Londres e Harare, com o primeiro-ministro britânico, Gordon Browm, se recusando a vir a Lisboa devido à presença do chefe de Robert Mugabe, cujo governo é alvo de sanções européias por autoritarismo e violações dos direitos humanos.