Lula Morais: Derrota do Povo Brasileiro
O Senado rejeitou a prorrogação da CPMF. Esse fato representou um golpe profundo aos interesses da população e do Brasil, pois significou uma subtração de R$160 bilhões, em quatro anos, o que compromete o financiamento da saúde, bolsa família e aposentado
Publicado 13/12/2007 16:22 | Editado 04/03/2020 16:36
A CPMF foi criada em 1993, idealizada pelo Dr. Adib Jatene, então ministro do Governo de Itamar Franco, para socorrer o financiamento da saúde no Brasil. Por isso, recebeu o voto favorável do meu partido (PCdoB). Em 1996, o presidente FHC prorrogou e aumentou sua alíquota e foi o responsável pela elevação da carga tributária de 24% para 35% do PIB.
Com certeza, o Governo Lula não irá reformular o orçamento prejudicando os programas sociais, porém coloca em dúvida a perspectiva de ampliação do financiamento para a saúde, comprometendo também os investimentos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). Fato que coloca em cheque o processo de crescimento econômico, equilíbrio fiscal e o futuro com estabilidade e distribuição de renda.
A CPMF é insonegável, é instrumento fiscalização e atinge principalmente segmentos que jamais contribuem com impostos, além de confiscar os mais abastados da nossa economia, sistema financeiro e grandes fortunas, de onde vem o volume principal da arrecadação da CPMF.
Apesar da unanimidade dos 27 governadores pela prorrogação do imposto sobre cheques, o Senado, que deveria ser a instância protetora dos interesses dos Estados, nesse momento, deu as costas votando de forma irresponsável e prejudicando os interesses de cada região.
Daí concluo, o verdadeiro derrotado não foi o Governo Lula , mas sim o povo brasileiro.
Lula Morais – Deputado Estadual/PCdoB