Bahiagás formaliza adesão à Agenda do Trabalho Decente
A Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) é a primeira empresa brasileira a formalizar a adesão à Agenda Bahia do Trabalho Decente. O protocolo de intenções foi assinado nesta segunda-feira (17/12), pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esp
Publicado 18/12/2007 18:38 | Editado 04/03/2020 16:21
O objetivo do protocolo é o estabelecimento de cooperação entre a Bahiagás e a Setre para a implementação do Programa Bahiagás Trabalho Decente. Direito da Gente, slogan da agenda baiana. Estiveram presentes na solenidade dirigentes e gerentes da Bahiagás; o chefe de Gabinete da Setre, Elias Dourado; a assessora especial da Secretaria que coordena a Agenda, Tatiana Silva; e representantes dos trabalhadores.
O programa vai constar de ações integradas entre a Bahiagás e a Setre com quatro eixos prioritários: Segurança e Saúde do Trabalhador (a), Juventude, Serviço Público e Promoção da Igualdade. No contexto da responsabilidade social, o programa vai ser desenvolvido junto a funcionários, clientes, comunidades e administrações públicas de municípios onde a Bahiagás atua.
Nilton Vasconcelos afirmou que o protocolo de intenções com a Bahiagás abre perspectivas para que outras empresas façam adesão à Agenda Bahia do Trabalho Decente. “Vamos construir um modelo e disseminar essa ação que tanto valoriza o trabalho”, enfatizou. O secretário ressaltou a experiência desenvolvida na Bahia, primeiro estado mundialmente a adotar o conceito de trabalho decente proposto pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O diretor-presidente da Bahiagás afirmou que a adesão à Agenda reforça o conceito de sustentabilidade e responsabilidade social e ambiental da empresa. “Vamos criar mecanismos para promover e consolidar as ações para o trabalho decente”, disse. Davidson de Magalhães afirmou que as primeiras ações consistem da difusão e conscientização sobre a Agenda Bahia do Trabalho Decente junto ao público interno, parceiros da Bahiagás e regiões de atuação da empresa no estado.
Lançamento
O termo trabalho decente é definido pela OIT como uma ocupação produtiva adequadamente remunerada, exercida em condições de liberdade, eqüidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna. Coordenada pela Setre, a Agenda Bahia do Trabalho Decente foi lançada no dia 6 de dezembro, em solenidade no Auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).
A cerimônia contou com a presença do Governador Jaques Wagner, dirigentes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), gestores do Governo do Estado da Bahia, representantes de entidades dos trabalhadores e empregadores, além da Assembléia Legislativa da Bahia, Procuradoria de Justiça da Bahia e Procuradoria Regional do Trabalho.
São parceiros na construção da Agenda baiana as secretarias Setre, Sedes, SJCDH, Saeb, Sesab, Sepromi, SEC, Seagri, Secti e Seplan; Conselho Estadual Tripartite e Paritário de Trabalho e Renda; Agecom; Procuradoria Regional do Trabalho; Assembléia Legislativa da Bahia; Federação das Indústrias do Estado da Bahia; Força Sindical; Central Única dos Trabalhadores; União Geral dos Trabalhadores; Delegacia Regional do Trabalho/Ba e Fundacentro.
Fonte: Ascom Setre