Sem categoria

Rússia ameaça com represálias contra escudo dos EUA

A Rússia “vai tomar medidas de represália” se os Estados Unidos mobilizarem elementos de seu escudo antimísseis na Polônia e na República Tcheca, declarou nesta segunda-feira (24) o porta-voz do Ministério russo das Relações Exteriores.

“Se levantarem um radar na República Tcheca e colocarem mísseis interceptadores na Polônia (…) esses fatos serão interpretados como uma ação de força para debilitar o potencial nuclear russo de dissuasão”, declarou o porta-voz Mikhal Kamynin, em comunicado divulgado pela chancelaria russa.


 


“Então, não teremos outra escolha a não ser as medidas de represália”, afirmou.


 


Os Estados Unidos negociam há mais de um ano a instalação na Polônia de 10 mísseis antimísseis e de um radar na República Tcheca. Moscou denunciou desde o início das discussões a ampliação do escudo antimísseis americano perto de suas fronteiras.