Rússia e Líbia cooperarão na esfera técnico-militar
Rússia e Líbia prepararam neste domingo (24) acordos intergovernamentais de cooperação nas esferas técnico-militar e do uso pacífico do átomo, e já concretizaram projetos em outros ramos da economia. O Conselho Empresarial formado por ambos países concord
Publicado 24/12/2007 20:56
Ao comentar os resultados de sua estadia de 48 horas em Trípoli, Lavrov chamou de frutíferas as conversas com seu par líbio, Abd ao Rahman Muhammad Shalgham, sobre um convênio encaminhado para proteger investimentos recíprocos e evitar dupla imposição.
Aspiramos também colaborar no Conselho de Segurança, em particular sobre assuntos africanos, cuja importância nessa estrutura das Nações Unidas vai aumentando, disse o chefe da diplomacia do Kremlin citado por RIA Novosti.
Ambas partes têm uma visão comum da situação global, consideram necessário democratizar as relações internacionais, reconhecer a ordem multipolar que está se conformando e aplicar um enfoque coletivo à solução de problemas, concluiu Lavrov.
Por sua vez, o porta-voz da Chancelaria, Mijail Kamynin, comentou que em relação ao Iraque, ambas partes chamam a manter a integridade territorial, restabelecer plenamente os direitos soberanos do país e propiciar a reconciliação em todo seu território.
As exportações da Rússia para Líbia em 2005 mal atingiram os 30,8 milhões de dólares, pelo qual Moscou se propõe conseguir um aumento substancial no curto prazo.