Bloco Sai na Marra abre o Pré-Carnaval no Bairro Ellery
Neste domingo, dia 6 de janeiro, a partir das 10 horas da manhã o Bloco Sai na Marra estará n o pólo de lazer da av. Sargento Hermínio com baile de carnaval, encontro de blocos e oficina de confecção de máscaras.
Publicado 04/01/2008 18:09 | Editado 04/03/2020 16:36
O Bloco Sai na Marra é uma iniciativa de um grande grupo de moradores do Bairro Ellery em parceria com movimentos culturais e sociais da região, tendo a frente a Associação Comunitária do Bairro Ellery. O objetivo é contribuir para o resgate da tradição carnavalesca da cidade de Fortaleza, inspirando-se nos blocos de sujos e cordões populares que ganhavam as ruas da cidade em tempos de carnaval e o próprio povo fazia a festa e a sua fantasia. O ''Sai na Marra'' desfilará pelo oitavo ano consecutivo pelas ruas do bairro Ellery, ao som de marchas, sambas e outros ritmos tocados por uma bandinha onde o povo faz a festa e os foliões brincam com as próprias fantasias, com muita irreverência e alegria, sem esquecer da molecagem própria do povo cearense. Esse trabalho cultural livre posiciona-se a favor do carnaval aberto a todos, sem cordas e hierarquias sociais.
A mata não é mais virgem, o vento não é mais fresco, mas o bloco é ecológico!
Todo ano o Sai na Marra trabalha, em suas temáticas, abordagens sociais. Já fez críticas a Guerra contra o Iraque, em 2004; abordou a educação ambiental em 2005 e, no ano de 2006, comemorou o cinqüentenário do bairro Ellery. No pré-carnaval de 2007, o bloco denunciou a violência contra as mulheres no Brasil, com o lema ''VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER? NEM PRA LÁ DE BAGDÁ!
Em 2008, o Sai na Marra traz para o pré-carnaval do bairro Ellery e região novamente a temática do meio ambiente, cada vez mais importante para a cidade. O respeito à natureza; ao meio ambiente; a preocupação com uma vida ambientalmente saudável, numa das regiões com menos áreas verdes por habitante e densamente povoada, é a principal preocupação do bloco. Isso fez o movimento social e popular da região, de quem o Sai na Marra é filho folião, tratar e propor a efetivação do Parque Urbano Raquel de Queiroz, do entorno do riacho Alagadiço, abrangendo doze bairros da região oeste. A recuperação e despoluição do açude João Lopes, devolvendo a área ao uso da comunidade é também uma das bandeiras do bloco.
Homenagem a quem defende a cultura
A tradicional homenagem do Sai na Marra, neste pré-carnaval, será ao mestre Zé Pio, do Boi Ceará. O Boi Ceará é um grupo de bumba-meu-boi cearense fundado no bairro Carlito Pamplona, na década de 30 e, depois de anos parado, foi reativado pelo Mestre Zé Pio (antigo mestre dos bois Terra e Mar, Ceará e Reis de Ouro) que teve da esposa do falecido Mestre Assis a autorização para levar à frente o Boi Ceará como único representante legítimo capaz de manter viva a tradição desse famoso grupo.
Portanto nada mais coerente do que a homenagem ao mestre e seu boi que trazem, no seu brincar, a tradução cultural da natureza e do convívio dos homens e mulheres com o seu meio. Não há cultura sem natureza e a natureza é que nos faz inteiros. O boi e seus brincantes são a prova viva de que cultura e natureza são afluentes do mesmo rio.
Programação – cai na gandaia, vem aí o Sai na Marra
6/janeiro (domingo) – Abertura do pré-carnaval no pólo de lazer (10h)
12; 19 e 26/janeiro (sábado) – desfile do bloco pelas ruas do bairro Ellery (17h)
12/jan – apresentação do Boi Ceará na concentração e homenagem ao mestre Zé Pio
26/jan – Desfile de fantasias na despedida do pré-carnaval
Mais informações:
Fernando Barbosa (8851.0878 / 3281.2065)
Vicente Rodrigues (8728.2467 / 9977.1928 / 3235.5029)
Aguinaldo Aguiar (8839.6460 / 3478.0495)
Fonte: Bloco Sai Na Marra