TJA começa 2008 com extensa programação 

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), começa o ano em que comemora o centenário do início de sua construção com extensa programação cultural. Apresentações de samba, maracatu, dança, pe

O TJA abre suas portas nos dias 4, 11, 18 e 25 para o projeto “Sexta de Música no Theatro” e promove em seu jardim, projetado pelo paisagista Roberto Burle Max, apresentações do Grupo Academia do Samba, a partir das 18h30. O show do sexteto marca o período pré-carnavalesco do equipamento, que também terá apresentação, no palco principal, do Maracatu Vozes D'África, no dia 9, às 19h30, com o show “A cor e o tom do Brasil”. Na ocasião, haverá lançamento de uma série de fotografias de maracatus de Gentil Barreira e do livro “Vende-se uma família”, de Socorro Accioly. A publicação conta sobre a luta pela liberdade no Ceará, pioneiro na abolição da escravatura, com a história da amizade entre Benício e Álvaro, que sofreram com a crueldade da escravidão.


 


 


Já para quem aprecia as artes cênicas, o Theatro apresenta ao público a estréia do espetáculo “Flores em Farrapos sob Lençóis Hibernantes”, com direção de João Andrade Joca. A peça será encenada na Sala Nadir Papi Sabóia/Cena, de 24 a 27 de janeiro, em dois horários: às 15h30 (todos os dias) e às 18h (apenas 26 e 27), como  trabalho de conclusão da turma 2007.1 do Curso de Princípios Básicos de Teatro oferecido pelo TJA.


 


 


Mais três espetáculos compõem a programação teatral de janeiro: “O Homem do Sol do Céu da Boca”, da Companhia Experimental de Teatro (08); “Pornográficos”, do Grupo Bagaceira de Teatro (15 e 16); e “Anônimos”, do Grupo de Teatro Novo (29). As três apresentações fazem parte do Projeto Abracadabra, iniciado em abril de 2007, que integra platéia e artistas no palco. Ao final, o público percorre os bastidores do TJA e aprende como funciona a caixa cênica do local.


 



 
Theatro de Portas Abertas – Iniciado nos anos 90, o programa TJA de Portas Abertas reúne ações e projetos com entrada gratuita, todo dia 17 de cada mês, nas dependências do equipamento. Na programação deste mês, o palhaço Trepinha, o mais antigo do Ceará, entra em cena com o aprendiz Subidinha em vários espaços do Theatro, de 8h às 12h e de 14h às 18h. Às 10h, porém, no saguão do Theatro, ele conta um pouco de sua trajetória circense desde que fugiu de Bonito de Santa Fé, na Paraíba, para seguir o circo. Há 40 anos no TJA, Trepinha já passou por grandes circos, como o Nerino e o Garcia.


 


 


De 12h às 14h, é a vez de show de calouros apresentado por Zé Talento no Teatro Morro do Ouro. Logo em seguida, no saguão, haverá apresentação de exercícios do Centro de Experimentação em Movimento (CEM), com direção de Sílvia Moura, seguida de conversa com Hugo Bianchi, bailarino pioneiro da dança do Ceará. Com ele, participa a Cia. dos Pés Grandes, formada por rapazes dedicados ao sapateado, com direção de Heber Stalin.


 


 


A partir de 16h, bolsistas da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho se apresentam no foyer do TJA. Em seguida, no mesmo local, às 17h30, é a vez dos músicos do Conservatório Alberto Nepomuceno. O TJA de Portas Abertas de janeiro se encerra às 18h30 com chuva de pétalas de flores no pátio nobre do local e show do grupo Marimbanda no palco principal do equipamento.


 


 


Domingueira no Theatro – Já no último domingo de cada mês acontece o projeto Domingueira no Theatro, que em janeiro apresenta às 17h, no saguão do TJA, exercícios coreográficos do Centro de Experimentação em Movimentação (CEM), que desde maio de 2007 promove aulas abertas no Theatro.


 


 


Às 18h, na Sala de Teatro Nadir Papi Sabóia/Cena, acontece a apresentação de conclusão do Curso de Princípios Básicos de Teatro, com a peça “Flores em Farrapos sob Lençóis Hibernantes”. Para fechar a programação do dia, o grupo Syntagma se apresenta no palco principal do TJA. Durante toda a tarde, porém, acontecem visitas guiadas ao Theatro às 13h, 14h, 15h e 16h.


 


 


Fonte: Governo do Estado do Ceará