Funceme prevê mais chuvas este ano

Em 2008, deve chover mais do que no ano passado. A previsão dos meteorologistas é de que haja mais precipitações nos meses de fevereiro, março e abril. A situação deve continuar até maio, quando se encerra o período da quadra chuvosa no Estado

Previsão otimista para os cearenses. Entre os meses de fevereiro a abril, deve chover mais do que no mesmo período do ano passado. Esse é o prognóstico dos técnicos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O que os meteorologistas não conseguem prever, no entanto, é em que dias e em que lugares choverá. A tendência é que, nas áreas litorâneas e serranas (Maciço de Baturité e Serra da Ibiapaba), a quadra seja mais intensa, já que são nesses locais onde, normalmente, as chuvas são mais concentradas.


 


 


Os técnicos da Funceme anunciaram que a quadra chuvosa para 2008 deve ser acima da média histórica, que é o conceito usado pelo órgão para avaliar os dados de 30 anos de chuva. “Isso não significa que vai chover o mesmo em todo lugar. A referência é a média de cada região. Não estão descartadas irregularidades na chuva, mas os eventos fortes tendem a ser mais freqüentes”, enfatizou o gerente do Departamento de Meteorologia da Funceme, Alexandre Costa, durante entrevista coletiva, na manhã de ontem, na sede do órgão. Em 2007, a situação foi considerada normal com chuvas ligeiramente abaixo da média.


 


 


Neste ano, há 40% de chance de o período chuvoso ser acima da média, 35% de chance de que seja normal e 25% de possibilidade de estar abaixo da média histórica. Os resultados mostraram que as condições oceânicas estão favoráveis à quadra chuvosa. As águas do Pacífico estão com temperatura mais baixa, caracterizando o efeito La Niña. O que está indefinida ainda é a situação do oceano Atlântico, que, durante os estudos, não se mostrava aquecido nem resfriado. “A natureza é caótica. Pequenas perturbações podem causar grandes efeitos depois”, diz Alexandre Costa. As chuvas, acrescenta, devem vir acompanhadas de rajadas de vento.


 


 


O prognóstico compreende não só o estado do Ceará, mas outra parte do Nordeste e mais uma área da região Norte. Daqui em diante, a previsão será atualizada mensalmente durante encontros em diferentes estados. Em fevereiro, será em Natal (RN), durante a realização de um fórum climático. O presidente da Funceme, Eduardo Martins, disse que a primeira previsão foi feita em dezembro do ano passado e apresentada a alguns secretários estaduais. Os estudos foram feitos em parceria com outros institutos, entre eles, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e o International Research Institute for Climate and Society (IRI).


 


 


 


Fonte: O Povo