Sem categoria

Elite brasileira crê mais na mídia que em empresas ou igreja

O Brasil tem uma elite que confia e aposta as fichas na mídia. É o que revela o Estudo Anual de Confiança, elaborado pela empresa de relações públicas Edelman. Segundo o levantamento, 25% da população brasileira com maior renda familiar têm ma

A pesquisa ouviu 3.100 entrevistados entre 35 e 64 anos, com formação superior e renda familiar entre as 25% maiores de seus países. No geral, o Brasil é o terceiro país onde a imprensa tem maior índice de credibilidade, ficando atrás apenas do México (66%) e da Índia (65%).


 


Considerado um estudo entre líderes de opinião, por parte da consultoria, a pesquisa abrangeu 18 países, como China, Irlanda, Rússia, Estados Unidos, França, Espanha e Brasil. Concluiu-se que essa parte da população, em todo o mundo, possui muito interesse em assuntos relacionados à mídia, economia e política.


 


Os brasileiros recorrem mais aos jornais impressos (87%) e à TV (82%) como primeira fonte de informação. Em seguida, procuram as informações na internet (52%). Mas a maioria deles (41%) lê tanto a versão impressa quanto a versão on-line dos jornais. Em outros países existe a preferência pela versão impressa.


 


Para procurar notícias das empresas, os brasileiros preferem ler artigos em revistas de negócios (81%), jornais (79%) e noticiários na TV (77%). Ao acessar a internet, a primeira procura envolve notícias e depois pesquisas. No Brasil, 93% vão atrás de notícias, e 85% fazem pesquisa. O chamado e-commerce (comércio via web) empatou com mensagens instantâneas (79%).


 


A credibilidade nos blogs chamou a atenção. A Rússia foi o país que mais mostrou credibilidade, com 34%, seguida pela China (33%), Índia (29%) e Brasil (21%). Quando entram na internet, 46% dos brasileiros já lêem blogs.


 


Da Redação, com informações do Comunique-se