Passé comemora inclusão na Região Metropolitana

A inclusão do município de São Sebastião do Passé, distante 57 km da capital, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) foi comemorada em ato púbico no dia 20/1 que contou com a presença da prefeita Tânia Portugal e do governador Jacques Wagner, além de v

O projeto de lei apresentado pelos deputados estaduais Edson Pimenta (PCdoB) e Yulo Oiticica (PT) foi sancionado pelo governador Jacques Wagner no começo deste mês. A nova situação do município nas regiões econômicas do estado era um antigo anseio da população e vinha sendo tentada sem sucesso a mais de dez anos por diversos parlamentares. A deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA), presente no evento, afirmou que um projeto de lei sobre o tema chegou a ser aprovado na Assembléia Legislativa da Bahia, mas foi vetado pelo então governador Paulo Souto. ''São Sebastião é mais perto da capital do que uma série de outras cidades que pertencem à Região Metropolitana, mas, por uma perseguição política do carlismo, não tinha sido incluída ainda'', ressalta.


 


Benefícios



Ao ser incluído na RMS, São Sebastião do Passé passa ter um tratamento diferente em relação a recursos provenientes dos governos federal e estadual em diversas áreas, como habitação e saneamento básico. É o caso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que, na área de saneamento básico, beneficia apenas as cidades das regiões metropolitanas ou com mais de 150 mil habitantes. Além disso, o município passa a ter mais facilidade para atrair investimentos da iniciativa privada. Outras vantagens são as diferenciações na cobrança das tarifas de transporte coletivo e de telefonia móvel. Em relação à passagem de ônibus, com a inclusão cria-se a possibilidade de cobrança de meia passagem para estudantes.


 


Durante o seu discurso, a prefeita Tânia Portugal falou da sua emoção de finalmente ver a inclusão sair do papel. ''Fico feliz e orgulhosa ao ver este sonho concretizado no momento em que eu, ocupo o cargo de prefeita do município'', destacou.


 


Obras


 


O governador também aproveitou a ocasião e anunciou alguns dos planos do seu governo em relação ao município. Segundo ele, os recursos para as obras viriam da economia gerada pela revisão de contratos para prestação de serviços firmados na gestão anterior, entre eles serviços de limpeza de hospitais e de segurança de prédios públicos. Wagner afirmou que pretende levar ao município o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e concluir as obras da Central de Abastecimento. Além da construção da estrada que dá acesso ao famoso distrito de Maracangalha, uma antiga reivindicação da prefeita.


 


Continuidade do projeto político


 


Segundo o deputado estadual Edson Pimenta (PCdoB) o povo de São Sebastião considera a prefeita Tânia  Portugal como uma das responsáveis pela conquista e isso fortalece a relação entre o povo e o poder público. ''A população está satisfeita, quer a continuidade do projeto político e sabe que Tânia pode oferecer isso'', destacou.


 


De Salvador,


Rodrigo Rangel Jr.