Sem categoria

Miriam Leitão está sem rumo

Miriam Leitão, todos os “colunistas” neoliberais do PIG (Partido da Imprensa Golpista) e os “especialistas” que eles costumam “consultar” — todos eles estão sem rumo. A astrologia neoliberal se assenta (ou assentava) em capitel de coluna corín

São as seguintes as instituições em que se apóia(va) a deslumbrante ornamentação: o Banco Central Americano — o FED, a sigla mágica de poderes supra-terrenos — e o FMI, o xerife e demiurgo do universo neoliberal. Foi tudo para o saco.


 


O Banco Central Americano (ou melhor, o FED) não previu e estimulou a crise do subprime, na gestão daquele que os neoliberais chamam de “Maestro”, Alan Greenspan. Hoje, o Banco Central Americano (ou melhor, o FED) tenta juntar os cacos, com um problema adicional interessante: o Banco Central Americano (ou melhor, o FED) não tem a menor idéia do tamanho do buraco dos bancos.


 


Outro dia ouvi um “colunista” da CBN dizer que o Banco Central Americano (ou FED) tem informações precisíssimas, que o FED sabe de tudo o que acontece entre o Céu e a Terra. E deu no que deu …


 


Os Bancos Centrais do mundo não tinham a menor idéia do que um nerd border line francês, Jérôme Kerviel, de 31 anos, fazia (e quantos outros fazem?), quando garfou US$ 7 bilhões de um dos maiores bancos do mundo, o Société Générale. Kerviel chegou a negociar US$ 70 bilhões. Setenta bilhões de dólares. Nas barbas das “autoridades monetárias”, que não viram nada !!!


 


E fica aí o presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, a entupir as páginas do PIG com obviedades lancinantes, como se ele soubesse o que os Kerviel brasileiros fazem…


 


E o FMI? A Miriam Leitão e todos como ela jamais pronunciarão o nome do FMI, de novo.


 


Segundo O Globo de hoje (27/01), o novo diretor gerente do FMI, o socialista francês Dominique Strauss-Khan, acha que está na hora de aumentar os gastos, que o Brasil está preparado para enfrentar a crise americana (*) (mas talvez não esteja para enfrentar a crise que o PIG gera a cada dia …) e o mais importante: Strauss-Khan quer que o FMI controle os Estados Unidos.


 


E agora, como é que vai ser? Um socialista francês ousa esmiuçar a contabilidade do rei dos neoliberais, George W. Bush… Essa é uma novidade também interessante… E, agora, a quem o PIG e seus “colunistas” recorrerão? Ao horóscopo?


 


“Não podemos só contar com a política monetária”, disse Strauss-Khan, na entrevista a Deborah Berlinck. Positivamente, esse Strauss-Khan precisa ser sabatinado pela Miriam Leitão na Globo News e ver o que é bom para a tosse. (*2)


 



(*) Strauss-Khan vai ser excomungado pelo PIG. Ele disse sobre a crise americana e o Brasil: “O Presidente Lula está certo. O Brasil vai indo muito bem.” É porque ele não lê o Estadão, a Folha e o Globo


 


(*2) Miriam Leitão resolveu fazer o desmanche do PAC. Entrevistou a ministra Dilma Rousseff e saiu de lá tosquiada. Outra que saiu tosquiada foi a Folha, responsável, como se sabe, por um PAC próprio). Neste sábado, a Folha publicou uma carta de Ana Ribeiro, que trabalha com Dilma Rousseff, e não fica pedra-sobre-pedra do “Pac-da-Folha”…


 


Leia também: Paulo Henrique Amorim ironiza: 'PAC-da-Folha' é um fracasso