Nos EUA, Chinaglia defende ingresso da Venezuela no Mercosul
O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), defendeu o ingresso da Venezuela no Mercosul durante encontro em Washington com o sub-secretário de Estado dos EUA, John Negroponte. “Na minha avaliação, sua inclusão vai ser aprovada (pelo
Publicado 28/01/2008 11:05
Segundo ele, em todas as conversas mantidas em Washington desde a última terça-feira (22), com autoridades norte-americanas, o tema deriva para a América Latina, “e normalmente somos perguntados sobre a entrada ou não da Venezuela no Mercosul”.
O périplo teve inicio no dia 22, por Washington, onde a comitiva brasileira tem mantido uma série de reuniões com parlamentares, sindicalistas, representantes do governo dos EUA e do meio acadêmico. No sábado (26), a comitiva brasileira embarcou para o Japão, onde ficará até o dia 4 de fevereiro a fim de discutir, entre outros assuntos, meios de intensificar a relações bilaterais, especialmente na área econômica.
O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, e a presidente Câmara de Deputados norte-americana, deputada Nancy Pelosi, elaboraram uma agenda mínima comum para discussão pelos dois parlamentos. Por sugestão de Chinaglia, os temas centrais dessa agenda são aquecimento global e biocombustíveis. A intenção é fazer um seminário internacional para a discussão desses temas. Para Chinaglia, outros países, além de EUA e Brasil, deverão participar dos debates. A decisão foi tomada por Chinaglia e Pelosi durante encontro na quinta-feira, em Washington.
Fonte: PT