FHC pede que Alckmin e Kassab ''não se matem no primeiro turno''
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, outrora defensor do apoio dos tucanos à reeleição do prefeito Gilberto Kassab, já jogou a toalha e admitiu que as legendas devem caminhar separadas na capital paulista. A opinião foi manifestada em entrevista ao
Publicado 18/02/2008 19:04 | Editado 04/03/2020 17:19
Para FHC, o cenário é de duas candidaturas consolidadas no campo da aliança ''tucano-demo'' e o mais importante passa a ser a não agressão.''Todos os partidos querem ganhar a eleição. Sou realista. Mas é preciso que não se matem no primeiro turno na campanha, pois no segundo terão de se unir'', afirma.
Análise de editorial do jornal Folha de S. Paulo (19/2) também projeta o cenário de Alckmin e Kassab na disputa, mas revela que os dois buscam votos no mesmo eleitorado, segundo os dados da última pesquisa Datafolha, o que tornaria difícil uma campanha ''cavalheiresca''.
Fernando Henrique também deixou afirmou que vê com simpatia o sistema de prévias para resolver quem será o candidato tucano à presidência em 2010, deixando entender arrependimento da maneira como foi resolvido o problema presidencial da sigla nas eleições passadas, quando Alckmin foi candidato derrotado por Lula.
''O que pode ter no caso do Serra e do Aécio, se for o caso, é um compromisso entre eles. O sistema de primárias dos Estados Unidos é interessante'', disse. E, mais adiante, afirmou: ''se não houver definição por um e a desistência de outro, é preciso que a decisão não fique nas mãos de quatro pessoas. Isso não dá legitimidade ao processo. E quem não ganha, fica com raiva''. No entanto, o ex-presidente alegou que, em 2006, só Alckmin queria concorrer.
Com agências