Interventor assume comando da Finatec na segunda-feira

O interventor que vai comandar a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), Luiz Augusto Fróes, vai assumir a função na próxima segunda-feira, quando assina termo de compromisso na 6ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do DF e Territ

Após a decisão da Justiça, o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) agiu neste sábado e decidiu interditar o prédio onde funciona a sede da Finatec, no campus da UnB. Os promotores Ricardo Antônio de Souza e Gladaniel Palmeira de Carvalho estiveram no edifício, junto a policiais militares que deslocaram quatro viaturas para o local. A aula de pós-graduação do curso de Agronomia, ministrada para 30 alunos, foi suspensa e os funcionários retirados do prédio. Segundo os promotores, a medida tem por fim evitar que documentos sejam retirados da Finatec durante o fim de semana.


 


O advogado da Finatec, Francisco Caputo, criticou a ação do Ministério Público e afirmou que a decisão judicial da desembargadora Nídia Corrêa Lima não previa a interdição do prédio.“É uma ilegalidade o que está acontecendo aqui. Os promotores agiram de forma irresponsável. E iremos protestar na Justiça por esse ato arbitrário”, protestou. Procurado pela reportagem, o promotor Ricardo Antônio de Souza foi cauteloso nas observações. Preferiu não rebater as críticas. “Não tivemos conhecimento dessas colocações. Iremos nos pronunciar no momento oportuno”, pontuou.


 


No fim da tarde deste sábado, o MPDF recuou sobre a intervenção policial no edifício sede da Finatec. Em nota oficial, o órgão informou que o acesso ao local está liberado, embora com restrição. A entrada e saída de pessoas será monitorada pelos policiais militares, que encaminharão na segunda-feira um relatório com informações sobre a movimentação no local. A nota esclarece a solicitação dos promotores e ressalta que “a intervenção, embora constitua medida drástica, permitirá ao Ministério Público, como órgão de fiscalização das entidades fundacionais, apurar de forma mais eficiente as irregularidades imputadas aos dirigentes da Finatec”.



Fonte: Correioweb