Secretaria de Saúde recebe missão do BID para discutir implantação de hospitais
A Secretaria da Saúde do Estado recepcionou entre os dias 11 e 15 de fevereiro missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que esteve no Ceará para definir o cronograma de preparação e aprovação da operação de financiamento da implantação de d
Publicado 18/02/2008 17:27 | Editado 04/03/2020 16:36
Composta dos técnicos Antonio Giuffrida e Rita Sório, a missão do BID visitou nos municípios de Juazeiro do Norte e Sobral as áreas onde serão instalados os hospitais regionais de atenção secundária e terciária, além de um CEO e um Centro de Especialidades Médicas em pleno funcionamento. Com as visitas, a missão conheceu a forma de organização do sistema de saúde do Estado, bem como os modelos de serviços de saúde com investimentos previstos no Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará, apresentado ao BID.
Funcionários da Secretaria da Saúde apresentaram o perfil epidemiológico da população cearense, os programas físico-funcionais dos hospitais regionais e o projeto preliminar dos CEOs que o Estado pretende implantar com o apoio do BID. A missão e a Secretaria da Saúde acordaram, preliminarmente, as linhas gerais da operação, definindo como componentes, além das obras de infra-estrutura de serviços de saúde, o fortalecimento da gestão dos novos serviços, orientado a promover a melhoria do gerenciamento dos serviços de média e alta complexidade.
Foi também acordado que o BID irá financiar consultorias para a preparação do programa, com abordagens do plano estratégico para definição do modelo assistencial e de gestão dos hospitais regionais; apoio à especificação e dimensionamento dos equipamentos médico-hospitalares dos serviços; análise financeira e institucional; aspectos de engenharia e custos de investimentos; e apoio a aquisições.
A Secretaria da Saúde, por sua vez, comprometeu-se a apresentar até 15 de março a estimativa de aumento de atendimento com a implantação dos serviços ambulatoriais e de internação, incluindo a assistência odontológica; a proposta de financiamento tripartite das unidades ambulatoriais (CEOs e policlínicas), até 30 de abril; e, até 15 de abril, o projeto executivo do hospital regional do Cariri, dos CEOs e policlínicas.
Com o cumprimento desse cronograma, a expectativa da Secretaria da Saúde, de acordo com o secretário executivo Arruda Bastos, é de que as obras de implantação dos novos equipamentos sejam iniciadas ainda em 2008.
Fonte: SESA/Ce