Jô Moraes, 10 anos de Parlamento: de vereadora a líder na Câmara dos Deputados

A plenária de prestação de contas dos 10 anos de Jô Moraes no Parlamento, ocorrida nesta sexta-feira (22), já estava marcada há algum tempo, mas de última hora, ganhou um sabor especial. Na última quarta-feira, Jô foi eleita a líder da bancada do PCdoB

Cerca de 400 pessoas participaram, comparecendo à sede do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/MG), em Belo Horizonte. “Foi um encontro de amigos”, resumiu a parlamentar diante de políticos, lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais; de entidades classistas; de mulheres; de partidos – em especial do PCdoB-, entre outros.

O evento lembrou a trajetória de Jô Moraes, desde a chegada a Belo Horizonte – fugindo da repressão da ditadura que se instalou no Brasil em 1964, e sua acolhida na cidade -, até incorporação às lutas sociais que a conduziram à ação político partidária e daí à Câmara Municipal, Assembléia Legislativa e à Câmara dos Deputados.

Compromisso com o povo
Ao abrir a solenidade, o presidente do PCdoB municipal, Zito Vieira, destacou “a coerência e o compromisso de Jô Moraes com o povo, o que para nós é muito caro. Tão caro, que o reconhecimento da cidade, além dos votos para vereadora, deputada estadual e federal”.

Um vídeo exibido aos participantes mostrou a trajetória de Jô desde a sua chegada à cidade, até as muitas lutas que encampou, a atuação junto aos trabalhadores, nas portas das fábricas, nos movimentos de protestos no Centro, a defesa de seus direitos no Parlamento, a apresentação de proposições.

Seu envolvimento na campanha das Diretas Já, na Luta Contra a carestia; no movimento pela emancipação da mulher; o cuidado especial com a Saúde, nas campanhas SOS SUS, ou pelo Hospital das Clínicas, em favor da Santa Casa, ou do Centro Geral de Pediatria, em momentos de grave crise.

A escola de política exercida nas ruas, o compromisso com o novo projeto de Brasil, a atuação internacional.

Depoimentos
Um antigo colega de Parlamento, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, ex-deputado Rogério Correia (PT) destacou a atuação de Jô Moraes “nas lutas por uma cidade, um estado, um país mais justo. A sua teimosia benéfica por acreditar e prosseguir na luta, vencendo obstáculos, superando barreiras, construindo”.

Qualidades também destacadas pela titular da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Virgínia Rosa. “Jô colocou a causa na frente das bandeiras. Ela está sempre onde mudanças precisam ocorrer. É uma mulher, uma parlamentar comprometida com as causas sociais e a quem desejamos mais 10 anos de brilhantismo político”, afirmou.

Já o secretário executivo do Ministério dos Esportes, Wadson Ribeiro, lembrou o “importante papel político de Jô Moraes no Congresso Nacional, pois, pela primeira vez, uma mulher é líder do PCdoB na Câmara dos Deputados. E essa mulher é Jô Moraes, que embora esteja há apenas um ano no Parlamento Federal já se destaca por sua atuação determinada, também naquela Casa. E entra para a história do país”.

Momentos pungestes
Ao falar para as centenas de pessoas que lotaram o auditório do CREA, Jô observou que sua história política foi e é “construída através da ação compartilhada com o povo. É nessa necessidade do outro que nos realizamos pessoal e coletivamente”.

Lembrou momentos pungentes, dessa construção coletiva, política, que não é feita somente de grandes gestos, mas, de coisas que às vezes parecem pequenas, mas de grande significado para o outro, para quem recebe.

Um desses relatos foi sobre uma mulher que vivia apanhando do marido e que recebeu uma casinha popular. Por não ter sequer o registro de nascimento, ela teria de por o imóvel em nome do marido agressor. Para evitar que isso ocorresse, Jô ajudou-a a ir até sua terra natal e tirar os documentos necessários para registrar a casa em seu nome e onde passou a viver com os filhos.

Colegas
Parlamentares do PCdoB comentaram os dez anos de parlamento de Jô. O deputado estadual Carlin Moura falou da felicidade que teve em estar em Brasília justamente no dia em que Jô passou a ser a líder do PCdoB. Relatou sobre o ato que a deputada conduziu na capital federal, sua primeira tarefa na liderança. Organizado pelos partidos de esquerda, a atividade defendeu reformas estruturais no país.

O vereador Paulão, que começou sua trajetória no parlamento junto com Jô, na Câmara de BH, comentou que desde os primeiros passos a comunista já mostrava o compromisso com as causas populares, “são 10 anos de experiência de luta em defesa do processo democrático fortalecendo as entidades e contribuindo no processo de construção de um país mais democrático e popular”.