Banco do Piauí vai ser incorporado ao Banco do Brasil
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (26) parecer do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) à mensagem presidencial que incorpora o Banco do Estado do Piauí (BEP) ao Banco do Brasil (BB). A matéria vai agora para votaçã
Publicado 26/02/2008 18:56
Desde 2001, a União assumiu o compromisso de privatizar o BEP, dentro do Programa de Incentivo à Redução da Presença do Setor Público Estadual na Atividade Financeira (Proes). Mas a operação não foi concretizada. No intuito de pôr fim à indefinição e à conseqüente deterioração do patrimônio público – conforme previu o ministro da Fazenda, Guido Mantega, na exposição de motivos encaminhada ao Senado – os governos estadual e federal optaram pela incorporação do BEP ao BB.
O relator, senador Inácio Arruda, acolheu emenda do senador Heráclito Fortes (DEM-PI), subscrita também pelos senadores Mão Santa (PMDB) e João Vicente Claudino (PTB), ambos do Piauí, que visa garantir aos servidores do BEP, após a incorporação, os mesmos direitos concedidos aos servidores do Banco do Brasil.
O governador em exercício do estado do Piauí, Wilson Nunes Martins, ao ser convidado para falar sobre o tema, aplaudiu a incorporação do BEP ao BB, afirmando que a decisão trará grandes benefícios ao estado.
De Brasília
Aline Pizatto