Intercâmbio: Coréia do Norte pode ter show de Eric Clapton
Em mais uma decisão surpreendente, a Coréia do Norte convidou o cantor, compositor e guitarrista britânico Eric Clapton a levar seu rock à capital do país, Pyongyang, conforme disse nesta terça-feira (26) um porta-voz da embaixada do país comunista em Lon
Publicado 26/02/2008 18:36
“Enviamos recentemente uma carta ao agente de Clapton convidando-o a Pyongyang para um concerto. Acho que, se ele fizer um concerto em Pyongyang, será uma boa oportunidade para o povo coreano compreender a música ocidental”, expressou o porta-voz. “Eric Clapton é um guitarrista mundialmente famoso. Ele é bastante conhecido não apenas no Reino Unido, mas no mundo inteiro. Então seria fantástico se ele viesse tocar em Pyongyang.”
Uma representante da gravadora de Clapton, a Warner Music, se negou a comentar a notícia. Também não foi possível contatar o agente do músico imediatamente para ouvir sua versão dos fatos. Mas uma fonte norte-coreana afirmou ao jornal Financial Times que o guitarrista se mostrou simpático à idéia e sugeriu que o concerto se realize em 2009.
“Estes intercâmbios culturais são uma maneira de impulsionar o entendimento entre países”, disse a fonte. “Queremos que nossa música seja entendida no mundo ocidental – e queremos que nosso povo entenda a música ocidental”, acrescentou.
De fato, a Coréia do Norte parece estar incentivando os intercâmbios culturais com o Ocidente. A Filarmônica de Nova York – que é a mais antiga orquestra sinfônica norte-americana – apresentou-se no país nesta terça-feira, num concerto transmitido ao vivo pela única emissora de TV do país. Washington, que negocia o fim do programa nuclear norte-coreano, disse que prevê que intercâmbios culturais futuros dependem dos avanços das negociações nucleares.
Mas um porta-voz da embaixada disse que a Coréia do Norte vai enviar uma orquestra sinfônica à Grã-Bretanha este ano. Em troca, quer convidar um músico britânico, quando a programação de Clapton lhe permitir. “Acho que a questão será decidida pelo sr. Eric Clapton. Nós o convidamos para vir no momento em que for conveniente para ele”, acrescentou o porta-voz.
Leia também: Filarmônica de NY inicia histórica visita à Coréia do Norte