Jô defende Orlando Silva contra acusações da Folha
Em seu discurso no plenário da Casa, nesta segunda-feira (25), a parlamentar desmentiu a matéria do jornal paulista que afirma que o ministro havia participado de evento do PCdoB em Fortaleza (CE) com cartão corporativo.
Publicado 26/02/2008 18:12 | Editado 04/03/2020 16:52
O ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, foi defendido pela líder do PCdoB na Câmara, deputada Jô Moraes (MG), contra as acusações que sofreu em matéria publicada na edição de domingo (24) da Folha de São Paulo. Ela citou matéria publicada no jornal do Ceará – Diário do Nordeste -, em que registra que o Ministro esteve no Estado em evento oficial.
Em seu discurso no plenário da Casa, nesta segunda-feira (25), a parlamentar desmentiu a matéria do jornal paulista que afirma que o ministro havia participado de evento do PCdoB em Fortaleza (CE) com cartão corporativo.
Em matéria publicada no jornal cearense, o ministro Orlando Silva esteve na cidade onde participou de uma reunião com clubes e ligas esportivas, com a presença do Presidente do Ceará e dos representantes do Ferroviário e da Federação Cearense de Futebol, para discutir a Timemania.
Estava registrada, também no Diário do Nordeste, a frase de um deputado de oposição, elogiando a atitude do Ministro. Em manchete, um deputado tucano elogiou a atitude do Ministro Orlando Silva no esforço de que o Ceará seja incluído na Copa de 2014.
“A transparência é o objetivo, o controle do povo é o objetivo, mas a falta da verdade não pode ser instrumento para usar na luta política”, disse a parlamentar, enfatizando que “o ministro Orlando Silva merece o nosso respeito e a nossa confiança porque está nas páginas dos jornais o que ele efetivamente fez”.
Ela destacou a atuação do ministro Orlando Silva, “de sair às ruas do Brasil para escutar os anseios do povo, dos esportistas. Portanto, está registrado nos jornais do Ceará que o Ministro estava em função pública da sua atividade”.
Defesa da transparência
A líder do PCdoB destacou a atitude do PCdoB que sempre foi em defesa da transparência. Ela considera “uma conquista da sociedade brasileira que exista hoje o portal Transparência Brasil. Quero lembrar que é uma vitória do povo brasileiro, sob a compreensão democrática do Presidente Lula”, afirmou.
“O Portal da Transparência já recebeu a visita de 1 milhão e 400 mil brasileiros, para buscar informações e para apurar se os 3 trilhões e 400 bilhões de recursos disponibilizados estavam sendo aplicados. É muito correto que isso aconteça. É bom que a sociedade brasileira continue agindo assim, mas, nesse esforço de controle, a verdade não pode deixar de aparecer”, enfatizou.
De Brasília
Márcia Xavier