Sem categoria

Na contramão européia, Rússia elogia carne bovina do Brasil

Em visita ao Brasil, o chefe do Serviço de Controle Veterinário e Fitossanitário da Rússia, Sergey Dankvert, elogiou o país na disputa com a União Européia e retomou a compra de carne bovina de dez estados, incluindo o centro-sul do Pará, onde a pecuária

Dankvert criticou as exigências da União Européia. “Muito do que é feito pelo serviço veterinário europeu é muito diferente da nossa opinião”, disse.



Como exemplo dessa discordância, Dankvert citou a descoberta de focos de peste suína clássica na Romênia e na Bulgária em 2007. Na ocasião, a Rússia suspendeu a importação desses países. “Se agíssemos como a União Européia age com o Brasil, teríamos que suspender todas as importações de carne suína da UE”, afirmou.



A Rússia mantinha um embargo sanitário contra alguns Estados do Brasil até o ano passado. Hoje, os russos são os principais compradores individuais de carne brasileira, o que representa 58,8% dos US$ 3,4 bilhões dos produtos agropecuários que eles compraram do Brasil no ano passado.



“Em todos os países existem problemas, no Brasil também, vocês têm que compreender isso. Não têm que esconder o problema, eles precisam ser solucionados. Pessoas do mercado querem comprar uma mercadoria de baixa qualidade, e isso é um caminho perigoso”, disse Dankvert.



Segundo o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, há expectativa de elevar as vendas de soja e farelo de soja para os russos e comprar mais fertilizantes e trigo.



Ao mesmo tempo, os russos ampliaram para 16 o número de Estados aptos a exportar carne para a Federação Russa.



Fonte: Folha Online