Programação da TV Brasil começa a mudar em março
A TV Brasil, emissora pública criada pelo governo federal no ano passado, vai mudar a sua programação atual. Orlando Senna, diretor-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável pela emissora, afirmou na segunda-feira (26) que já está em cu
Publicado 26/02/2008 18:08
Hoje, a EBC exibe programas herdados da antiga TVE Brasil e da Radiobrás, com algumas novidades, como o noticiário Repórter Brasil. O processo de mudança, garantiu Senna, será feito aos poucos – a identidade visual da TV, por exemplo, ainda não é definitiva. “A TV Brasil terá uma cara reconhecível”, disse Senna.
A presidente da EBC, Tereza Cruvinel, que é jornalista, afirmou que a grande renovação da nova emissora será dada pelas produções independentes. “TV não é como matéria de jornal, que a gente escreve num dia e sai logo no dia seguinte”, explicou.
Ela também disse que o comando da empresa não contava com o “atraso institucional” na votação da medida provisória que cria a EBC e que só deve ser concluída em março no Senado. Mas Tereza declarou acreditar na aprovação final, uma vez que o texto-base já foi aceito pela Câmara Federal. Falta votar destaques, antes de ser encaminhado aos senadores.
Correspondentes estrangeiros
Uma das mudanças prometidas para a emissora será a designação de correspondentes para Buenos Aires e Caracas, a ser feita assim que a MP for aprovada e a nova empresa tiver orçamento próprio. A diretora de Jornalismo da EBC, Helena Chagas, explicou que essas duas capitais latino-americanas serão as primeiras que receberão repórteres em caráter permanente.
Nos Estados Unidos, a TV Brasil também deverá efetivar um profissional. O primeiro correspondente no exterior, contudo, começa a trabalhar em Angola em março. Depois, é provável que seja fixado um repórter na Europa, em Genebra ou Bruxelas.
Planejamento
“Estamos entrando na segunda fase do nosso trabalho”, disse Helena. “A primeira consistiu em colocar o Repórter Brasil no ar, à noite e de manhã. Tivemos um mês para isso, o que é uma loucura. Agora, queremos aprimorar o Repórter Brasil, corrigir e trocar a roda com o carro andando”, adiantou. A EBC ainda comemora alguns números de audiência no carnaval quando focou a festa popular nas ruas no Rio e em Salvador, em parceria com emissoras estatais estaduais.
Na segunda-feira, a emissora assinou, no Rio de Janeiro, um memorando de entendimento com o Centro de Informações das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio) e o United Nations Radio and Television Service. O acordo prevê o recebimento, pela EBC, entre outros, do programa televisivo 21st Century, de documentários de rádio e televisão, imagens, textos e outros materiais. A emissora dará apoio técnico aos representantes da ONU, que treinará profissionais em questões internacionais.
Debate
Para o dia 7 de março, o Intervozes promove, na Universidade de São Paulo (USP), o seminário “A TV Brasil e os desafios para a constituição de um Sistema Público de Comunicação”. Além de reunir especialistas e representantes da EBC, o evento mostrará um estudo, elaborado pelo Intervozes, sobre sistemas públicos em 12 países. O estudo é parte do projeto Centro de Referência do Direito à Comunicação, realizado pela organização.