PC da França segue como terceira força política
O Partido Comunista Francês (PCF) conseguiu se manter, e inclusive crescer, após o primeiro turno das eleições municipais na França, realizadas no último domingo (9) e que tiveram a participação de 61% do eleitorado em condições de votar.
Publicado 11/03/2008 13:50
O PCF conservou a imensa maioria das cidades que governava, vencendo em novos municípios, e soube sobrepujar-se ao Partido Socialista, que pretendia converter a eleição em uma espécie de primárias contra a direita.
Marie-Jorge Buffet, Secretária Nacional do PCF sublinhou ''a vitória e a recuperação de cidades muito numerosas e a possibilidade de reconquistar outros municípios''. ''O PCF é a terceira força política do país, declarou Marie-Jorge.
Arles e Port-de-Bouc (Bouches-du-Rhône) e Saint-Claude (Jura), Champigny e Ivry-sur-Seine (val-de-marne), Malakoff, Nanterre, Bagneux e Gennevilliers (Hauts-de-Seine), são algumas das localidades onde os comunistas sairam vitoriosos.
Além disso, em quase todas as cidades onde o PS procurou disputar a primazia frente à esquerda, os prefeitos comunistas foram reeleitos. E o PCF é o favorito da esquerda para o segundo turno nas cidades de Nîmes (Gard), Havre (Sena Marítime), Montluçon (Allier) e Firminy (Loire).
O PCF tem todo o direito de proclamar-se em festa já que, desde o primeiro turno, conquistaram cidades como Dieppe (Sena Marítime), perdida em 2001, Vierzon (Caro), e conservaram Vaulx-en-Velin e Givors (Rhône), Martigues, e é também o caso da região metropolitana de Paris.
O prefeito de Tremblay-en-France, Francisco Asensi, de pais espanhóis, foi eleito com 70 %. Em Saint-Denis, Didier Paillard distanciou-se bastante do candidato socialista com um resultado de 42% dos votos.
Um resultado apertado ocorreu em Villetaneuse, Courneuve, Bagnolet e Aubervilliers. Nestas cidades além das áreas mais populares, a abstenção foi forte, oscilando entre 50% e 56%. ''Precisamos devolver a ilusão e a esperança'', reconhece Patrick Braouezec, candidato do PCF para o município comunal de Plaine Commune (Seine-Saint-Denis).
A única derrota do PCF foi em Pierrefitte (Seine-Saint-Denis), onde o candidato do PS obteve com folga a prefeitura. ''A divisão à esquerda, não funciona'', declarou Paillard, candidato do PS, ao que Marie-Jorge rebateu que ''os homens e as mulheres de esquerda escolheram pelas equipes municipais a partir de balanços de administração, projetos e trabalhos unitários''.
Fonte: La Republica