Venezuela crê que sua entrada no Mercosul se dará em maio
A Venezuela espera ser incorporada ao Mercosul em maio, mês em que seu processo de aprovação será concluído pelos parlamentos do Brasil e do Paraguai, disse nesta terça-feira (11) o embaixador de Caracas em Montevidéu, Franklin González.
Publicado 11/03/2008 14:00
“Alguns resultados já devem ser concretos em maio”, declarou o diplomata, que acrescentou que “estamos bastante dispostos em ingressar no Mercosul, desde que os parlamentos do Brasil e do Paraguai nos aprovem”.
O presidente Hugo Chávez solicitou a entrada da Venezuela como membro permanente do bloco, mas a demora na aprovação do processo por parte do Brasil e do Paraguai fez com que Chávez, no ano passado, cogitasse inclusive a retirada do pedido.
Na reunião de cúpula do Mercosul, realizada nos dias 17 e 18 de dezembro do ano passado, em Montevidéu, disse que a Venezuela esperará com paciência e, com bom humor, pediu um “trofeuzinho” para seu país, levando em conta que o primeiro pedido fora feito nove anos antes.
Os presidentes de Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai aprovaram em julho de 2006 a entrada da Venezuela, ratificada somente pelos parlamentos argentino e uruguaio.
Além dos quatro membros fundadores, também integram o Mercosul como membros associados Chile e Bolívia.
Fonte: Ansa Latina