Estudantes preparam protesto na Ufpi
Os Centros Acadêmicos da Ufpi farão protesto nesta quarta-feira (12) durante reunião do Conselho Universitário para sensibilizar os membros do Conselho a não aprovarem o fim da paridade dos votos de docentes e alunos nas eleições para reitor da Instituiçã
Publicado 12/03/2008 12:11 | Editado 04/03/2020 17:02
Golpe na UFPI
Toda história do movimento estudantil é marcada pela luta à favor da democracia, seja ela dentro ou fora da universidade. Quantos milhares de estudantes se martirizaram e morreram no período, de triste memória, do regime militar que obstruía o nosso jeito de ser e a nossa maneira de pensar? Quantos de nós fomos às ruas para pedir democracia e depois pintaram a “cara” mostrando a irreverência da juventude que quer participar da vida política do país?
Na universidade não é diferente, na qual, buscamos cada vez mais espaços de intervenção dentro das decisões acadêmicas que dizem respeito, sobretudo, aos rumos da vida de cada um que integra o corpo discente e ainda mais dos que estão por vir. A universidade é um espaço em que prevalece à pluralidade de pensamento e o respeito as diferenças , que embora muitas vezes conflitantes, mas que todos se unificam na mesma palavra de ordem, a das liberdades democráticas!
Na UFPI, infelizmente, foi nos apresentado pelo Reitor um retrocesso jamais visto em sua história, em que a proposta a ser votada na próxima quarta feira dia 12/03/2008, pelo Conselho Universitário limita a participação estudantil no processo de eleições para reitor em que os segmentos dos estudantes e servidores técnicos administrativos, por tal proposta, participam apenas com 15% cada de peso no processo eleitoral, cabendo aos professores os outros 70%. O pior de tudo é que no pleito passado se garantia a paridade entre os diversos segmentos universitários, na proporção de 1/3 cada, algo que foi motivo de comemoração pelo movimento estudantil, por estar participando pela primeira vez de maneira ativa na construção de um projeto de universidade democrática.
Nós, enquanto estudantes, devemos nos posicionar de imediato a favor da democracia, transparência e ética na UFPI e contra qualquer medida que desqualifique a nossa capacidade de participação e decisão nos rumos da UFPI. É preciso ousar para que se construa uma universidade capaz de suprir as necessidades do nosso estado e do nosso país. Vamos todos levantar a bandeira da democracia e impedir que algo de tão absurdo ocorra neste espaço que a cima de tudo, independente das concepções políticas e ideológicas, deve ser inclusiva e não anti-democrática e exclusiva.
Sou estudante quero votar, mas o reitor do cartão não quer deixar!!!
Eleições paritárias para Reitor! Viva a democracia!