Adesão das universidades ao Reuni representa pacto pela educação
O primeiro ano do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) contou com a adesão de 100% dos governadores e prefeitos ao plano de metas. Até hoje, 26 estados e 5.253 municípios já assinaram o termo de adesão. O comunicado foi feito pelo ministro da Edu
Publicado 14/03/2008 12:43
“Estamos a 45 dias da data determinada para a entrega do relatório: 24 de abril, quando o PDE completa um ano de existência. Até essa data, queremos que todos os governadores, prefeitos, diretores e gestores em educação tenham firmado um pacto pela educação, a começar pela adesão de todas as universidades federais ao mais ambicioso plano de expansão e reestruturação”, disse Haddad, referindo-se ao Reuni, que integra o PDE.
Todas as universidades federais já aderiram ao Reuni, que pretende melhorar a infra-estrutura das instituições, abrir novos cursos e vagas, promover o acesso e a permanência dos alunos, e a qualidade do ensino. Nesta quinta-feira, os reitores assinaram os acordos de metas, ato que marca o início da execução do programa em cada instituição.
“Nos comprometemos aqui, de um lado, o MEC, e de outro, todas as universidades, com a meta de duplicar as matrículas na universidade pública até 2012”, ressaltou o ministro. Para executar o Reuni, o governo federal vai investir R$ 2 bilhões nos próximos cinco anos. O primeiro repasse do programa, R$ 250 milhões, ocorreu em dezembro de 2007.
O reitor da Universidade Federal de Uberlândia e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Arquimedes Ciloni, disse que as expectativas das universidades estão sendo atendidas com o Reuni.
“As instituições estão empenhadas na defesa de princípios que visam ampliar nossa participação e compromisso na formulação e execução de políticas públicas que levem à construção de uma sociedade mais desenvolvida, fraterna e inclusiva”, destacou. Ciloni ainda afirmou que é preciso formular um programa semelhante ao Reuni, específico para a pós-graduação, em articulação com o Plano Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, desenvolvido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
Fonte: Ministério da Educação