Edmilson apóia implantação do Projeto Segundo Tempo em Maricá

O deputado federal Edmilson Valentim (PCdoB/RJ) se reuniu, no dia 12, com o prefeito de Maricá, Ricardo Queiroz, para discutir a implantação do Projeto Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, no município. Edmilson ressaltou a importância do projeto para

“O programa tem a finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde, desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania a crianças e adolescentes carentes. Reafirmo meu empenho para que esta demanda seja executada ainda este ano”.
    

O projeto da prefeitura já foi apresentado por Ricardo Queiroz ao secretário Fábio Hansen, da Secretaria Nacional de Desporto Educacional (SNDE). Hansen também renovou seu comprometimento em tratar desta demanda como prioridade da Secretaria.
    

Segundo Queiroz, o Projeto Segundo Tempo corresponde à iniciativa de maior significado para o município de Maricá, pois deseja integrar as áreas de educação, esporte, lazer, meio ambiente e promoção da cidadania para jovens na faixa etária entre 7 e 17 anos. “Com o projeto está previsto o atendimento a 2.400 jovens de escolas públicas, com particular atenção àquelas situadas em áreas de risco social, onde prevalece a violência, a criminalidade e a evasão escolar, problemas que desejamos enfrentar”.
    

De acordo com o prefeito, apesar de no município não ser evidente a presença de menores moradores de rua, nota-se que muitos dos jovens encontram-se em algum tipo de risco social. “Nos últimos anos houve uma forte concentração das questões sociais, evidenciadas pelas elevadas taxas de desemprego que atingiram com violência as classes subalternizadas”, afirma. Queiroz acrescenta que milhares de crianças e adolescentes estão inserindo-se precocemente no mundo do trabalho, a fim de contribuir com o sustento da família, o que lhes rouba a infância e a possibilidade de descobrirem suas potencialidades e habilidades, sem nenhuma perspectiva futura.
    

Inclusão Social



O Segundo Tempo é um programa de inclusão social do Ministério do Esporte, que contempla estudantes carentes dos ensinos fundamental e médio da rede pública, em área de risco social. Tem como objetivo combater a ociosidade dos jovens, promovendo atividades esportivas. No período em que não estão em sala de aula, os jovens terão acesso à prática esportiva e ao reforço escolar e alimentar.