Chico Lopes: “Com Lula no governo, economia brasileira resiste às crises”

Crise na economia norte-americana vem fazendo estragos pelo mundo. Com bons fundamentos, Brasil atravessa a tempestade. Chico Lopes ressalta a solidez da economia brasileira, que vem mantendo seu bom desempenho, apesar da crise que ronda o mercado finance

“Integrantes da atual oposição, que antes foi governo, já tentaram desdenhar da boa condução da política econômica no governo Lula. Alegavam que o presidente anterior tinha enfrentado grandes crises econômicas internacionais durante o seu governo, e que agora Lula estaria surfando em ondas positivas vindas lá de fora”, afirma Chico Lopes. “A história mostra que, na verdade, não é bem assim. Essa crise agora é bastante séria, e o Brasil vem se saindo bem. Inclusive com um aumento do PIB em 2007”, relaciona Lopes, lembrando que o Produto Interno Bruto do País chegou a expressivos 5,4% no ano passado.


 


 


Para Chico Lopes, os bons fundamentos da economia brasileira, o momento de aquecimento no mercado interno e a condução acertada da maioria dos aspectos da política econômica são os trunfos para que o Brasil esteja sendo bem menos afetado pelo atual momento de crise. “Acho que muita gente nunca imaginou que um dia a economia dos Estados Unidos iria mal e a do Brasil iria tão bem”, destaca Lopes.


 


 


Essa avaliação, porém, não deixa de lado a necessidade de avanços na política econômica. “É nossa bandeira como partido, no PCdoB, a luta por maiores avanços na economia, beneficiando o desenvolvimento do País. Essa é uma grande frente de luta que o partido vem chamando pra si, porque mais desenvolvimento vai possibilitar inclusive o avanço nas questões sociais”, justifica o parlamentar cearense. “Para isso são muito importantes as obras de grande porte, como as do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a implantação de mais refinarias e a integração de bacias do Rio São Francisco”, exemplifica.


 


 


“Mas estamos no caminho certo. Deixamos de ser devedores do FMI para ser exemplo de economia sólida entre os países emergentes. E até os analistas mais conservadores estão sendo forçados a reconhecer que, no governo de um trabalhador, a economia brasileira vai muito bem, obrigado”.