Sem categoria

Imperialismo norte-americano é tema de mostra no Ceará

Através do Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho (IEC), um grupo de estudantes da Universidade Regional do Cariri (Urca), no Ceará, vai promover a 1ª Mostra desUSA de Artes Visuais. O evento acontece entre os dias 1º a 30 de abril, na

O objetivo da mostra é promover reflexões e questionamentos artísticos em torno do imperialismo norte-americano. O evento consistirá de exposição coletiva e virtual, exibição de vídeos, debates, lançamento de livros e performances poéticas.


 


De acordo com o artista plástico, Alexandre Lucas a intenção é reunir trabalhos de artistas nacionais e de outros países num processo de fruição engajada e de envolvimento do grande público.


 


Ele acrescenta que a intenção é mobilizar o grande público visando democratizar a discussão e o acesso arte e frisa que será selecionado o maior número de artistas possíveis. A exposição coletiva reunirá 50 trabalhos.


 


A novidade, é que independente da técnica utilizada – pintura, desenho, gravura, colagem e outras – o suporte será o mesmo, papel fotográfico nas dimensões 20 cm x 30 cm. Portanto não serão recebidas as obras originais. Cada artista pode enviar até três trabalhos. As propostas que não se enquadrarem no regulamento poderão ser enviadas para análise do coletivo.


 


Uma das entidades parceiras do evento será o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), que vem desenvolvendo uma destacada luta antiimperialista. O regulamento do evento está sendo divulgado em outros países da America como Cuba, Venezuela, Argentina, Bolívia e Colômbia.


 


A mostra – que não terá caráter competitivo nem premiação – deve contar ainda com trabalhos de artistas dos Estados Unidos e da Nicarágua. As inscrições serão gratuitas e poderão ser efetuadas no IEC, localizado no campus Pimenta Urca, ou via Correios.


 


Da Redação, com informações do EstudanteNet