Lula Morais destaca importância de agentes de saúde para o Ceará
O líder do PCdoB na Assembléia Legislativa, deputado Lula Morais, ressaltou, em pronunciamento feito na sessão desta terça-feira (18/03) na Casa, a participação dos agentes de saúde na melhoria das condições de atendimento do setor no Ceará. O discurso re
Publicado 18/03/2008 15:08 | Editado 04/03/2020 16:36
O comunista afirmou que é importante recuperar a história de luta da categoria com relação ao que eles reivindicam, como a inclusão dos agentes de endemias no quadro da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Segundo Lula, essa é uma discussão que dura anos, mas que também engloba a regularização de todo o Programa Saúde da Família. “Esses profissionais fazem um trabalho importante para a promoção da saúde da nossa população e têm conseguido êxitos, principalmente, para a faixa mais pobre do nosso País”, avaliou o deputado.
O parlamentar reclamou que o governo Lúcio também não incluiu os agentes num projeto que produziu. Ele disse que vai avaliar as sugestões que foram apresentadas e o debate sobre a matéria e só votará quando estiver convencido de que não se posicionará contra a classe trabalhadora. “Tenho certeza que o Cid não promoverá nenhuma agressão aos interesses coletivos do nosso Estado. Esse é um Governo de negociação”, falou.
Lula informou que uma reunião na Procuradoria Geral está agendada para a próxima segunda-feira (24/03), às 10h, onde serão esclarecidas todas as dúvidas sobre o texto do Governo que inclui os agentes de saúde na Sesa, mas que não regulariza os de endemias. “Existe um vício de justiça nessa lei; um vício que deve ser corrigido, que é o caso dos agentes de endemias, uma questão que não foi resolvida na época que o deputado Adahil Barreto (PR) foi líder do Governo. Hoje, existe uma movimentação para se resolver o problema”, criticou, contabilizando que os governos passados deixaram de repassar, entre direitos de FGTS e INSS, cerca de R$ 2,5 milhões aos agentes.
Em aparte, quatro deputados se pronunciaram. Artur Bruno (PT) reiterou que a saúde cearense melhorou devido ao trabalho dos agentes. Ele garantiu estar certo de que o Governo encontrará uma solução jurídica para o caso.
Nenen Coelho (PSDB) lembrou que o Programa Agentes de Saúde foi criado ainda no governo Tasso, “há mais de 20 anos”, e que a bancada tucana não aceita o texto do Executivo que chegou à Assembléia que não inclui os agentes de endemias nos quadros da Sesa. “Seremos radicalmente contra”, adiantou.
Neto Nunes (PMDB) disse que os agentes de endemias merecem ser contemplados. No entanto, pediu que todos ficassem tranqüilos, “porque os deputados irão defendê-los e o governador não vai atender ao que for inconstitucional”.
Já Adahil rebateu as críticas de Lula de que o governo passado não privilegiou os agentes. Ele disse que a falha apontada pelo comunista já fora identificada na época da proposição e que nada iria desviá-lo do caminho de defender o que acredita.
Fonte: AL/Ce