Sem categoria

Para Lupi, risco de surto inflacionário no Brasil é pequeno

O ministro Carlos Lupi (Trabalho) disse nesta terça-feira (18) que o risco de inflação no Brasil é pequeno. Ele ressaltou que o aumento na geração de empregos mostra que a produção está aquecida e acompanha o crescimento da demanda.

“Há uma resposta do setor produtivo brasileiro. A produção das empresas nacionais está acompanhando o crescimento da economia”, afirmou.



Para o ministro, o ano de 2008 deverá bater o recorde de criação de empregos, com a geração de 1,8 milhão de novos postos de trabalho, crescimento de 6%. “Continuo afirmando que 2008 vai ser o melhor da história do Brasil, com mais de 1,8 milhão empregos gerados e com um crescimento de mais de 6%, contrariando todos os doutos da economia. Anotem e depois me cobrem”, afirmou o ministro.


Em fevereiro, foram gerados 204.963 novos postos de trabalho, o que representa um crescimento de 38% em relação a fevereiro de 2007, segundo dados divulgados hoje pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).



Entre as regiões do país, o Sudeste foi a que teve maior geração de empregos. Foram criados 140.956 postos, dos quais 98.652 só em São Paulo. A Região Sul registrou a criação de 47.759 postos de trabalho, o Centro-Oeste 28.367 e a Norte, 2.600. Na Região Nordeste, o saldo de empregos foi negativo com o corte de 14.719 empregos, causado principalmente por demissões no setor agrícola, já que a região vive período de entressafra.



No total, o número de trabalhadores com carteira assinada somava 29,3 milhões em fevereiro.



Da redação, com informações da Folha Online