Projeto Leituras Negras realiza debate cultura afrodescente
Encontro do Leiutras Negras reuniu coordenadores pedagógicos, militantes do movimento negro e estudantes na ultima segunda-feira, dia 17.
Publicado 18/03/2008 12:15 | Editado 04/03/2020 16:36
A Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que torna obrigatório o ensino da temática história e cultura africana e afrodescendente no Currículo do Ensino Básico foi discutida com coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino do Crato. A discussão foi mediada pela professora Ms. Cicera Nunes, militante do movimento Negro e doutoranda em Educação brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Cícera Nunes é umas das raras pesquisadoras da temática negra na região, tendo sido autora de dois trabalhos acadêmicos tendo como foco o negro no Cariri, “O Preconceito Racial na Literatura de Cordel” (Especialização) e “O reisado em Juazeiro do Norte e os conteúdos da história e cultura africana e afrodescendente: Uma proposta para Implementação da Lei 10.639.”(Mestrado).
A discussão foi proporcionada pelo Projeto Leituras Negras que é desenvolvido pelo Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão da URCA, em conjunto com seguintes entidades: Grupo de Valorização Negra do Cariri – Grunec, União Pela Igualdade Racial – Unegro, Núcleo de Estudos em Teoria Literária – NETLI/URCA, Grupos de Dança Urocongo e Afoxé Oba Orun, 18º. CREDE, Pro-Reitoria Graduação e Ensino.
O Projeto é realizado mensalmente. A cada encontro é abordada uma temática especifica na ótica do Movimento Negro.
De Crato, Alexandre Lucas