Animação Brasileira festeja 90 Anos com mostra em SP
Para comemorar 90 anos de animação brasileira, a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), promove mostras e debates sobre a técnica, entre esta sexta-feira e domingo (21 a 23), na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O evento também comem
Publicado 21/03/2008 19:31
A mostra 90 Anos de Animação Brasileira + 5 anos ABCA conta com debates voltados para os profissionais de animação, com foco em recursos para o Cinema de animação brasileiro, animação na TV brasileira e inserção internacional. Além dos debates, haverá um breve panorama histórico da animação brasileira, com a exibição de clássicos como os longas-metragens Sinfonia Amazônica (1953) e Piconzé (1972), passando por raridades preservadas pela Cinemateca Brasileira, instituição vinculada ao Ministério da Cultura.
Também serão exibidas obras mais recentes, de nomes de Maurício de Souza, Otto Guerra, Alan Sieber, Walbercy Ribas e Carlos Eduardo Nogueira. Entre os destaques, uma sessão de temática adulta, incluindo o longa Rocky & Hudson – Os caubóis gays, e debates com profissionais de diferentes áreas sobre os temas O cinema de animação brasileiro ontem e hoje; Animação na TV brasileira e Inserção internacional.
O evento, com entrada franca, exibe um panorama histórico da animação no Brasil e comemora os cinco anos de surgimento da ABCA. A entidade, que representa os animadores junto a instituições públicas e privadas, apoiando o desenvolvimento dessa arte industrial no país, foi fundada em março de 2003 por 27 profissionais.
Há pouco mais de 90 anos, o lançamento do filme O Kaiser representou um marco inicial da história da animação brasileira. Desde então, foram produzidos 19 longas-metragens, centenas de curtas e milhares de filmes publicitários no país. Atualmente, essa vertente vive um expressivo período de crescimento, que pode ser percebido pela grande quantidade de filmes produzidos, além de um número cada vez maior de profissionais envolvidos em todos os níveis de produção.
O surgimento da ABCA, em 2003, contribuiu para mudar o cenário do setor. Através de sua representação, a Associação proporcionou a criação do Dia Internacional da Animação, 28 de outubro, que funciona como difusor da produção anual em mais de 50 cidades brasileiras.
As exibições e debates acontecem na Sala Cinemateca, na sede da instituição, localizada no Largo Senador Raul Cardoso nº 207, Vila Mariana, São Paulo.
Da redação, com agências