PCdoB expõe proposta de Jandira em ato na Império Serrano
Com um ato público na quadra da escola de samba Império Serrano, e a presença de seu presidente nacional, Renato Rabelo, o PCdoB apresentará no próximo dia 5 a pré-candidatura de Jandira Feghali à Prefeitura do Rio. Pesquisa do Instituto Brasileiro
Publicado 21/03/2008 23:23
A secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói critica a tentativa ''artificial'' de criar uma polarização que ''não existe'' na eleição carioca. “De forma artificial estão tentando criar uma polarização inexistente entre os pré-candidatos Fernando Gabeira e Marcelo Crivela. É clara a tentativa de anular as candidaturas absolutamente viáveis e competitivas, de acordo com as pesquisas, dos nomes do Bloco de Esquerda'', analisa.
Em nome da auto-estima do Rio
''Não existe essa polarização [Gabeira- Crivela]. A minha candidatura é viável e se coloca dentro do Bloco de Esquerda para recuperar a auto-estima e o comando do governo da cidade do Rio de Janeiro”, afirma Jandira.
O evento na quadra do Império Serrano visa também comemorar o 86º aniversário do Partido Comunista do Brasil, fundado em um congresso que começou no Rio e teve de se concluir em Niterói, por questões de segurança, em 25 de março de 1922. O ato de 5 de abril, um sábado, será às 11h, e a quadra da escola de samba fica na Avenida Edgard Romero 114, Madureira.
Três dias antes, em 2 de abril, às 18h30, no plenário Teotônio Villela, na Câmara dos Vereadores do Rio, acontecerá a solenidade de entrega a Jandira da Medalha do Mérito Pedro Ernesto. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Roberto Monteiro. Na última terça-feira (11), no Plenário do Senado em Brasília, a secretária de Desenvolvimento recebeu também o diploma Mulher-Cidadã Berta Lutz, em reconhecimento à sua contribuição na defesa dos direitos das mulheres.
Crivela lidera intenção e rejeição
A sondagem do IBPS pesquisou dois cenários na disputa pela prefeitura: com o PMDB lançando o secretário estadual de Turismo e Lazer, Eduardo Paes, ou o deputado federal Marcelo Itagiba. Em ambos o senador e ex-bispo da Igreja Universal Marcelo Crivela, do PRB, aparece com a maior intenção de votos no primeiro turno. Sua rejeição, porém, é grande e ele perde em duas das três simulações para o segundo turno.
No primeiro cenário, Crivella lidera com 18.5% (crescimento de 0.5% em relação a fevereiro). Paes aparece com 12.7% (crescimento de 1.4%) e Jandira com 12.2% (crescimento de 0.3%). O deputado Fernando Gabeira (PV) tem 9.5% (crescimento de 4.0%), a Deputada Solange Amaral (DEM) tem 7.6% (crescimento de 0.2%) e o Deputado Chico Alencar (Psol) figura com 5.8% (crescimento de 1.9%). O crescimento da intenção de voto de todos os concorrentes se deve à redução do número de indecisos.
No segundo cenário, sem Paes, Crivella tem 19.8%, Jandira 14.1%, Gabeira 11.5%, Solange 8.7% e Alencar 6.5%. Neste cenário o número de indecisos chega a 20% dos eleitores.
Crivela aparece com a rejeição mais elevada pela quinta pesquisa consecutiva do IBPS. No sistema de rejeição única, senador tem 16.7%. de rejeição. Em segundo lugar vem Fernando Gabeira, com 8.1%. Jandira Feghali figura em terceiro, com 4.5%.
No 2º turno Jandira tem o maior índice
Devido a esse fator Crivela só vence o segundo turno na simulação do instituto que o confronta com gabeira – onde o resultado é 36,3% a 32,3%. Contra Paes, Crivela perde por 37,4% a 31,2%. E na simulação em que enfrenta Jandira o senador do PR é derrotado por 42,2% a 57,7% de Jandira.
Dos eleitores de Jandira, segundo o instituto, 65,7% são mulheres. Predomina o voto jovem: 18,7% de preferência nos eleitores com 16 e 17 anos, face a 8,7% nos com mais de 60 anos. A distribuição por região tem poucos contrastes: 12,7% na Zona Norte, mais populosa, 10,2% no Centro, 11,0% na Oeste e 14% na Sul. No cruzamento por escolaridades, a intenção entre os analfabetos cai para 5,6%, contra 13,8% nos com curso superior. Por renda, a menor intenção de voto é na faixa acima de 10 salários mínimos (10,1%) e a maior entre 5 e 10 mínimos, 15,2%. Na faixa que ganha menos de um mínimo, 10,7% manifestaram preferência por Jandira.
O levantamento do IBPS, que ouviu 1.100 pessoas por telefone, entre segunda e quarta-feira (dias 17 e 19), nas zonas Centro, Norte, Oeste e Sul da cidade. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.