Diretoria da UEB toma posse com o desafio de consolidar a entidade

A nova diretoria da União dos Estudantes da Bahia (UEB) tomou posse, na última terça-feira (18/03), em uma cerimônia realizada na Câmara Municipal de Salvador. Os estudantes que tomaram posse foram eleitos no 2° Congresso Pós-recontrução da UEB, realizado

Para o novo presidente da UEB, o estudante de filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Jéferson Conceição, a consolidação da instituição tende a ampliar o seu campo de atuação. “O nosso principal desafio é fazer com que a UEB não se torne apenas uma entidade que represente os estudantes universitários, mas um poderoso instrumento de luta da sociedade baiana”, afirmou.


 


Ao falar sobre os principais projetos da entidade, Conceição destacou ações ligadas às universidades públicas estaduais. “Nossas metas são a aprovação da reserva de vagas para negros e indiodescendentes nas quatro universidades estaduais, a construção de um projeto de assistência estudantil, a regulamentação do ensino superior privado e construção de mais quatro universidades estaduais, à partir do desmembramento dos campi das universidade existentes”, destacou.


 


Além de estudantes e professores, parlamentares do PCdoB prestigiaram a cerimônia de posse – os deputados estaduais Álvaro Gomes e Javier Alfaya, e a vereadora Olívia Santana. Para Javier Alfaya, que iniciou sua trajetória no movimento estudantil e foi presidente da UNE, a UEB está passando por um processo de renovação e poderá ter mais espaço de atuação em um estado com um governo progressista. “A UEB é uma organização que teve muito peso no passado, principalmente nas décadas de 60 e 70, foi reconstruída em meados dos anos 80 e depois passou por uma nova fase de dispersão, essa é a terceira fase da UEB, que agora ganha novo alento e assume novas responsabilidades na Bahia governada pelas forças democráticas”.


 


Além das bandeiras como a luta por emprego, qualificação profissional, fim da violência policial e acesso à produção cultural, a UEB busca a legalização e aquisição de uma sede própria da entidade. O assunto será objeto de um grupo de trabalho instituído pelo governo do estado e pela própria UEB de acordo com o deputado estadual Javier Alfaya.