Fortaleza comemora o Dia do Maracatu

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Funcet, apóia o cortejo de maracatus em homenagem ao Dia da Abolição dos Escravos no Ceará.

O centro da cidade vai ser tomado por reis, rainhas e suas cortes no Dia do Maracatu, 25 de março. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Funcet, os grupos voltam a se encontrar para mais um cortejo desde o último Carnaval de Rua de Fortaleza, quando espalharam beleza e alegria ao longo da avenida Domingos Olímpio. O maracatu é uma das manifestações referenciais da nossa cultura e teve sua data comemorativa oficializada em alusão ao Dia da Abolição dos Escravos no Ceará. No 1º Edital de Fomento às Agremiações Carnavalescas de Fortaleza, lançado em 2008, a Prefeitura apoiou diretamente 11 maracatus, sendo oito veteranos (R$ 20.000 cada) e três novos (R$ 5.000,00 cada).


 



A comemoração começa às 18h, com a concentração de diversos maracatus em cinco diferentes pontos do Centro de Fortaleza: Calçadão C. Rolim (Maracatu Vozes da Africa e Maracatu Az De Ouro); Praça do Ferreira (Maracatu Nação Iracema, Afoxé Acabaça e Afoxé Filho de Oyá); Praça dos Correios (Maracatu Axé de Oxossi, Maracatu Nação Baobab e Maracatu Rei Zumbi); Praça do BNB (Maracatu Solar e Maracatu Nação Fortaleza); e o Centro de Referência do Professor (Maracatu Kizomba e Maracatu Rei de Paus).


 


 


Após a concentração, os maracatus seguem para a Praça dos Leões, onde acontecerá uma missa. A abertura da cerimônia terá a participação do músico Roberto Gadelha, cantando loas. Após a missa, a rainha de cada maracatu será coroada por uma de suas baianas. No desfile oficial dos maracatus no último carnaval de Fortaleza, a prefeita Luizianne Lins foi especialmente convidada para a coroação, protagonizando um ritual sagrado para os brincantes dessa manifestação afro-descendente.


 


 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Funcet