Estudantes se encontram com Lula
Membros do movimento estudantil de Pernambuco aproveitaram a visita do presidente Lula ao Recife para entregar um documento com a luta dos jovens pela educação. O encontro aconteceu hoje (26), pela manhã, quando o presidente chegou à cidade para cumprir u
Publicado 26/03/2008 17:13 | Editado 04/03/2020 16:59
Lula ficará no Recife até a próxima sexta-feira (28) e, durante este período, assinará ordens de serviço para as obras financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) aqui no estado. O presidente encontrará ainda com o líder maior da Venezuela, Hugo Chávez, para visitar as obras da Refinaria, em Abreu e Lima. Os dois países são parceiros neste investimento.
Um grupo de jovens que fazem o movimento estudantil esteve presente na estrutura montada no Aeroporto do Recife para receber o presidente e sua comitiva. Eles estavam lá em forma de apoio às obras do PAC e da Refinaria. “Nós apoiamos estas iniciativas, porque elas vão promover a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho”, disse a presidente da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), Anne Cabral.
Os estudantes entregaram ao Lula um documento contendo reivindicações da luta dos jovens pela educação. Uma delas é a luta conta o investimento do capital estrangeiro na educação. “Este tipo de investimento privatiza o ensino e dificulta o acesso do jovem à universidade, por exemplo”, comentou a presidente da UEP.
Este mês, a UEP promoveu a caravana “Pé na Estrada pela Educação”. A mobilização percorreu várias instituições de Ensino Superior, do Recife à Petrolina, debatendo as políticas para a educação e de que forma elas contribuem para a melhoria na qualidade do ensino e no crescimento do estado. O encerramento da caravana acontecerá na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com data ainda a ser marcada.
Do Recife,
Daniel Vilarouca