DF tem primeiro caso suspeito de dengue hemorrágica em 2008
Um morador do Distrito Federal está internado com suspeita de dengue hemorrágica. O jardineiro Edivaldo Francelino da Silva, 43 anos, deu entrada na última segunda-feira (31) no Hospital Regional do Paranoá (HRP).
Publicado 03/04/2008 13:56 | Editado 04/03/2020 16:42
No entanto, só o exame de sorologia vai poder confirmar a doença. O Laboratório Central do DF (Laven) já colheu amostras e encaminhou para análise. O resultado deve ser divulgado na próxima sexta-feira (4).
Apesar da suspeita, a primeira do tipo mais grave da doença em 2008, o DF registrou queda de 82% no número de casos de dengue este ano em comparação com 2007. De janeiro até março, a Secretária de Saúde registrou 21 casos, contra 124 no primeiro trimestre de 2007. Duas pessoas morreram no ano passado, vítimas da doença.
O subsecretário de Vigilância à Saúde, Joaquim Carlos Barros, disse que é provável que o paciente esteja com dengue hemorrágica. Apesar disso, ele informou que Edivaldo Silva teve melhora clínica após a internação e passa bem. No ano passado, uma pessoa morreu no DF depois de contrair a forma mais grave da doença. De acordo com o subsecretário, apesar da suspeita do jardineiro, todas as providências estão sendo tomadas e não há risco de epidemia. “A população deve manter os cuidados e ficar em alerta. As campanhas de combate a dengue vão continuar para evitar que a doença se prolifere”, afirmou Barros.
Fonte Correioweb